Levantamento de marsupiais e roedores da área de proteção ambiental municipal Tartarugas – Anchieta, ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.002.0003

Palavras-chave:

Mata atlântica, Pequenos mamíferos, Restinga

Resumo

A Mata Atlântica é um bioma altamente fragmentado e possui uma elevada diversidade de espécies, sendo muitas destas endêmicas. Apesar disto, no Estado do Espírito Santo, o conhecimento sobre a fauna de pequenos mamíferos não voadores ainda é pouco conhecida, principalmente no ecossistema restinga. As ordens Didelphimorphia e Rodentia, considerados pequenos mamíferos não voadores, compõem o grupo ecológico mais diversificado das Florestas Neotropicais. Por serem bioindicadores, estes sinalizam alterações do ambiente em que habitam e influenciam a dinâmica florestal. O presente estudo teve como objetivo apresentar um levantamento de pequenos marsupiais e roedores na restinga da Área de Preservação Ambiental (APA) municipal Tartarugas, no município de Anchieta, Estado do Espírito Santo. Os mamíferos foram capturados por meio das armadilhas Tomahawk, Sherman e pitfall. Por meio destas, foram coletados 3 espécies de Didelphimorphias, sendo os indivíduos da espécie Marmosops incanus os mais abundantes, além de terem sido verificados 19 indivíduos da ordem Rodentia. A restinga da Área de Proteção Ambiental Municipal Tartarugas apresenta grande riqueza de pequenos marsupiais e roedores, tendo em vista possuir dimensões pequenas e sofrer ações antrópicas ao seu entorno. Estudos sobre a riqueza e abundância destes animais na vegetação de restinga são escassos quando comparados a demais ecossistemas. Assim, um conhecimento maior destes animais nesta área facilita a compreensão da dinâmica e o funcionamento da qualidade ambiental realizada por estas espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Lourencine Paulo, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas-Bacharelado pelo Centro Universitário São Camilo (2013-2016/2). Pós Graduada em MBA em Gestão Ambiental pela UNOPAR. Realizou pesquisa com Mastofauna e auxiliou pesquisa com insetos (Chrisopídeos), ambos em ecossistema Restinga em Anchieta/ES. Possui interesse por Biologia Marinha. Atualmente trabalha com coleta de dados pesqueiros. 

Helimar Rabello, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (São Camilo -ES) (2001). Especialista em Gestão Ambiental (Centro Universitário São Camilo ES) especialista em Agroecolgia. Consultor e Gestor Ambiental na empresa Habitatil consultoria; professor do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo. Tem experiência na área de inventários de fauna e flora, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, tratamento de efluentes de frigoríficos e suinocultura. Professor no Centro Universitário São Camilo -ES atuando nas disciplinas de graduação: Ecologia geral, Ecologia Aplicada, Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Poluição II, Zoologia de vertebrados, Fisiologia Animal Comparada,Educação Ambiental, morfologia e taxonomia Vegetal, Licenciamento Ambiental. Atua também na pós graduação com as disciplinas: Gestão Ambiental e Compromisso Social, Uso e Manejo de Solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Educação ambiental.

Caio Henrique Ungarato Fiorese, Centro Universitário São Camilo

Graduado em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário São Camilo (ES). Atuou como estagiário da empresa "Ambientalis Consultoria e Serviços LTDA" e foi bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES). Mestrando em Agroquímica - Química Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui interesse pelos seguintes temas: geoprocessamento; uso e ocupação de terras; recursos hídricos; saneamento ambiental; arborização de vias públicas, crescimento vegetativo, viveiros florestais e tratamento de efluentes/resíduos.

Gilson Silva Filho, Centro Universitário São Camilo

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002); Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira(2006); Mestrado em Produção Vegetal/Fitossanidade com a linha de pesquisa sobre o Comportamento e Comunicação Química de insetos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais/ Ecologia de Organismo com a linha de pesquisa sobre a Biodiversidade de Crisopídeos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atua como professor do Colegiado de Ciências Biológicas desde 2009. Atuou como Coordenador Geral de Pós-Graduação no Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo de 2011 a 2013. Desde 2014 atua como coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Coordenador da CEUA, Coordenador de Iniciação Científica e Editor Adjunto da Revista Cadernos Camilliani do Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo. Colaboro, desde 2013, com o programa de Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável - PPGES da UFES com a linha de pesquisa: Impactos Ambientais e Soluções Sustentáveis. Tem experiência na área de Ecologia e Meio Ambiente. Trabalho com Ecologia Geral e Aplicada, Comportamento, Comunicação química e Controle Biológico de insetos. Professor comprometido com o Curso de Odontologia do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo.

Cíntia Cristina Lima Teixeira, Centro Universitário São Camilo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012), graduação em Ciências - Habilitação: Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1999), graduação em Ciências - Habilitação: Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1997), graduação em Ciências - Habilitação: 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1995), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2015). Professora do Centro Universitário São Camilo - ES, desde 2002 e supervisora geral do estágio do Centro Universitário São Camilo - ES, desde 2009. Tem experiência didática de 15 anos no Ensino Superior com as disciplinas de Genética, Biologia Celular, Histologia, Parasitologia, Evolução e Zoologia e Ensino Médio de 20 anos. A experiência de pesquisa se baseia na área de Meio Ambiente e Pedagógica. Professor comprometido com o Curso de Odontologia do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo. 

Gabrielli Machado Bindeli, Centro Universitário São Camilo

Atualmente é estudante do Centro Universitário São Camilo - ES, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolímero, sustentabilidade, rochas ornamentais, biofilme e mamíferos. 

Downloads

Publicado

2020-04-08

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)