Flora medicinal do Maranhão, Brasil: espécies vegetais e suas indicações terapêuticas no uso popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0008

Palavras-chave:

Biodiversidade brasileira, Etnobotânica, Plantas que curam, Vegetação urbana

Resumo

O Brasil é considerado um país megadiverso, com uma flora diversifica, presente nos seus diferentes biomas, com características especialmente típicas, com espécies vegetais com diferentes usos populares, principalmente de utilização medicinal. Conhecer as espécies vegetais medicinais usadas pela população é importante, pois muitas espécies ainda não foram investigadas cientificamente, verificando suas potencialidades medicinais e terapêuticas. A pesquisa apresentou 70 espécies, distribuídas em 58 gêneros e 28 famílias botânicas. O trabalho apresenta para todas as espécies com nome cientifico, família, nome popular, parte usada, forma de uso e indicações terapêuticas. Pranchas com imagens de algumas espécies vegetais medicinais são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janilde de Melo Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Janilde de Melo Nascimento, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2011). E mestrado pela Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi. Com Área de concentração - Botânica Tropical / Taxônomia Vegetal com ênfase na Família Rubiaceae, Etnobotânica e Plantas Medicinais. Atuou como professora substituta na UEMA e UFMA de Imperatriz/MA. Na UFMA, ministrou as disciplinas: Biologia das Criptógamas, Biologia das Fanerógamas, Seres Vivos II: Botânica, Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, Seres vivos I: Zoologia vertebrados e invertebrados, Zoologia de Invertebrados e Biologia Celular. E na UEMA ministrou as disciplinas: Biologia e Sistemática de Espermatófitas, Biologia e Sistemática de Criptógamas, Fisiologia Vegetal, Anatomia e Morfologia Vegetal, Botânica Estrutural, Biologia Celular e molecular - enfatizando genética e desenvolvimento animal - embriologia.

Jadson Vinícius Nascimento Oliveira, Instituto Federal do Maranhão

Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em AGROINDÚSTRIA; Produz alguns artigos.

Joene Soares da Silva, Instituto Federal do Maranhão

Atualmente é professor da Prefeitura de Buriticupu.

Gustavo da Silva Gomes, Universidade Estadual do Maranhão

Atualmente é iniciação científica da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Meu interesse atual em pesquisa inclui a taxonomia do gênero Neotropical Epidendrum L. (Laeliinae-Orchidaceae) para o estado do Maranhão

Guilherme Sousa da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando do programa de Biologia Vegetal, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Botânica, com formação no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Graduado no Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA), integrante do Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses (RBCEM) e Laboratório de Biologia Vegetal do Centro de Estudos Superiores de Caxias CESC/UEMA. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal de Leguminosae, atuando na área de Educação em Ciências, Bioindicador vegetal, Taxonomia e Ecologia de Licófitas e Monilófitas do Cerrado e Taxonomia e Sistemática de Leguminosae com enfase no grupo Dimorphandra (Caesalpinioideae) e clado Angylocalyx. 

Maria de Fátima Véras Araújo, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (1979), Mestra em Ciências da Educação convênio Universidade Estadual do Piauí - UESPI e Instituto Pedagógico Latino Americano y Caribeño - IPLAC/CUBA, revalidado pela Universidade Federal do Piauí (2007). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015). Foi professora de Biologia do Ensino de 2º grau (médio) da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí - SEDUC (1976 - 1978), lotada na Unidade Escolar São Francisco de Assis. Supervisora Pedagógica de Ciências e de Biologia da SEDUC (1978-1986). Consultora Ambiental (voluntária) da Fundação Rio Parnaíba - FURPA - ONG (1976-2010).Chefe de Divisão de Pesquisa e Pós- Graduação (1992-1993), Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e Educação Física (1991-1993), Coordenadora de Apoio à Pesquisa, Bolsa e Auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEP (2001-2002). Vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Agricultura - CCBA (2003-2007), Pró-reitora dos Cursos Superiores Sequenciais - PRESE (2008-2010), Foi orientadora do Programa de Iniciação Científica PIBIC/UESPI. Atualmente é Professora ASSOCIADA 1 com regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí, na qual é Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, lotada no Centro de Ciências da Natureza - CCN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia - Mestrado Profissional (PROFBIO) da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando pela Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Prática Docente e Discente, Educação Ambiental, Estudos de Impactos Ambientais, Estudos Florísticos, Vegetação de Cerrado, Composição e Diversidade de Avefauna. Orientadora do PIBEU/UESPI.(Texto informado pela autora). 

Gonçalo Mendes da Conceição, Universidade Estadual do Maranhão

Professor/Researcher at the Estate University of Maranhão/UEMA. Coordinator of the Laboratory of Plant Biology/LABIVE and Curator of the Herbarium Prof. Aluízio Bittencourt/HABIT. Vice Coordinator of the Postgraduate Program in Biodiversity, Environment and Health/PPGBAS. Graduated in Sciences/Biology, specialist in Botany, Master in Plant Biology and Doctor in Zootechny.

Downloads

Publicado

2020-02-21