Caracterização de resíduos sólidos em uma escola pública estadual no município de Barreiras/Bahia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0006Palavras-chave:
Sustentabilidade, Meio Ambiental, Educação Ambiental, Lixo, Instituição De EnsinoResumo
Uma grande parte das escolas públicas brasileiras não realizam nenhum tipo de tratamento de lixo. São poucas as escolas que buscam soluções para as questões ambientais da atualidade. Esse trabalho objetiva, portanto, caracterizar os resíduos sólidos de uma instituição de ensino da rede pública estadual do município de Barreiras/BA, para firmar futuras propostas de sustentabilidade. Essa pesquisa quali-quantitativa é será desenvolvida por um estudo de caso um. As caracterizações dos resíduos sólidos escolares compreenderam na coleta, acondicionamento, pesagem e separação. Foi verificado que a escola produz em média diária 53,05kg de resíduos sólidos, e no detalhamento da composição física destes resíduos, os orgânicos representam 56%; outros 10%; papel 26%; plástico 4%; e alumínio 4,0%. No geral, estes valores são consideráveis e requer atenção devido aos impactos ambientais que podem ser provocados. Esses dados confirmam que há uma universalização da sociedade de consumo e urgente necessidade de uma educação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.