Caracterização de resíduos sólidos em uma escola pública estadual no município de Barreiras/Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0006

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Meio Ambiental, Educação Ambiental, Lixo, Instituição De Ensino

Resumo

Uma grande parte das escolas públicas brasileiras não realizam nenhum tipo de tratamento de lixo. São poucas as escolas que buscam soluções para as questões ambientais da atualidade.  Esse trabalho objetiva, portanto, caracterizar os resíduos sólidos de uma instituição de ensino da rede pública estadual do município de Barreiras/BA, para firmar futuras propostas de sustentabilidade.  Essa pesquisa quali-quantitativa é será desenvolvida por um estudo de caso um. As caracterizações dos resíduos sólidos escolares compreenderam na coleta, acondicionamento, pesagem e separação. Foi verificado que a escola produz em média diária 53,05kg de resíduos sólidos, e no detalhamento da composição física destes resíduos, os orgânicos representam 56%; outros 10%; papel 26%; plástico 4%; e alumínio 4,0%. No geral, estes valores são consideráveis e requer atenção devido aos impactos ambientais que podem ser provocados. Esses dados confirmam que há uma universalização da sociedade de consumo e urgente necessidade de uma educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranieldo Barreiras Barbosa Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Metropolitana de Santos (2017). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. É servidor do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Segurança Contra Incêndio, com ênfase em Segurança Pública. Atualmente pesquisa sobre conversação e práticas extrativistas no Bioma Cerrado, principalmente com a espécie Caryocar Brasiliense Camb, Caryocar Coriaceum e Caryocar Cuneatum Wittim na região Oeste da Bahia. 

Antonio José da Silva Filho, Faculdade Educacional da Lapa

Bacharel em Direito pelo Instituto de Educacão Superior Unyhana (2017) e graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Claretiano Centro Universitário (2013). Atualmente é técnico em segurança púbica do Governo do Estado da Bahia. Em sua graduação, pesquisou sobre a legitimidade do uso de algemas na atividade policial sob o aspecto constitucional .Atualmente está se especializando em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Educacional da Lapa, pesquisando sobre os impactos da legislação ambiental na economia na Região Oeste da Bahia.

 

Raniele Barbosa Souza, Universidade do Estado da Bahia

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Atualmente graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Possui Formação de Professor Modalidade Normal (nível médio) pelo Colégio Estadual Antonio Geraldo - CEAG e formação Técnica em Transações Imobiliárias pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília - CETEB.

 

Downloads

Publicado

2020-02-21

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente