Educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos em uma comunidade rural no estado de Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Lucas Victor Pereira de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas David Rodrigues dos Santos Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
  • Silvia Sthefany Moreira Rosa Instituto Federal do Norte de Minas
  • Bruna Emanuely Pereira Freitas Instituto Educacional Santo Agostinho
  • João Paulo Fernandes Tiago Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.002.0009

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Educação ambiental, Compostagem, Reciclagem

Resumo

No meio rural, são produzidas grandes quantidades de resíduos que, apesar de possuírem grande potencial, são descartados de forma inadequada, gerando impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Nesse contexto, a educação ambiental surge como importante instrumento, no tocante à gestão dos resíduos sólidos, possibilitando o desenvolvimento de conhecimento, atividades e habilidades necessárias à preservação ambiental. O presente estudo foi desenvolvido na comunidade rural Antônio Olinto, localizada no norte do estado de Minas Gerais, Brasil. Considerando que grande parte dos resíduos produzidos na comunidade são descartados inadequadamente, faz-se necessário desenvolver ações que promovam a conscientização dos moradores da comunidade. Desta forma, o presente estudo objetivou desenvolver ações que promovam a conscientização da população local, quanto aos riscos da disposição irregular de resíduos sólidos gerados, bem como propor alternativas para a gestão destes resíduos sólidos. Para tanto, foram realizadas visitas área da comunidade rural e nas residências dos moradores, com o propósito de identificar os principais impactos oriundos das atividades antrópicas e os principais problemas enfrentados pela comunidade local, decorrentes desses impactos. Além disso, a fim de promover o reaproveitamento dos resíduos orgânicos, foi desenvolvida uma oficina de compostagem que contou com a participação de diversos moradores. A partir dessas atividades com considerável participação dos moradores, foi evidenciado que a comunidade rural sofre com os efeitos da destinação inadequada de resíduos sólidos. Desta forma, as visitas nas residências, bem como a oficina de compostagem, possibilitaram a conscientização dos moradores no intuito de aderirem a um modelo para a gestão dos resíduos sólidos gerados, que visa à redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, bem como a técnica de compostagem para aproveitamento dos resíduos orgânicos, visando o máximo aproveitamento do potencial dos resíduos gerados na comunidade.

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Biografia do Autor

Lucas Victor Pereira de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheiro Ambiental e Sanitarista graduado pela Faculdade Santo Agostinho (2018). Durante a graduação, desenvolveu iniciação científica, com ênfase nas áreas de saneamento ambiental, recursos hídricos, tratamento de águas residuárias e microbiologia ambiental. Atualmente é aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Produção Vegetal, da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Atua na otimização e validação de técnicas de extração e análise cromatográfica para a determinação de contaminantes químicos em amostras ambientais.

Lucas David Rodrigues dos Santos, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Possui graduação em Farmácia pelas Faculdades Santo Agostinho (2018). Realizou iniciação cientifica desenvolvendo pesquisas nas áreas de plantas medicinais com atividade antimicrobiana e interação fármaco-nutriente, buscando evidenciar as propriedades antimicrobianas de fitoextratos frente à bactérias de isolados clínicos. Desenvolveu estágio nos laboratórios de microbiologia, farmacognosia, tecnologia farmacêutica, bioquímica e citologia clinica. Foi monitor da disciplina de química inorgânica e responsável pelas pesquisas desenvolvidas na áreas de plantas medicinais com atividade antimicrobiana e qualidade microbiológica das águas. Atualmente é Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) (2019). Atua na área de Bacteriologia, com ênfase em resistência bacteriana aos antimicrobianos.

Silvia Sthefany Moreira Rosa, Instituto Federal do Norte de Minas

Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental. Engenheira Ambiental, formada pelas Faculdades Santo Agostinho ( Facet) em 2016, com experiência na área de Saneamento, membro do grupo de Pesquisas Ambientais e Sanitárias da Facet.

Bruna Emanuely Pereira Freitas, Instituto Educacional Santo Agostinho

Acadêmica do curso de graduação em Farmácia pela Instituto Educacional Santo Agostinho (2019). Desenvolve pesquisa nas áreas de microbiologia e fitoquímica de produtos naturais.

João Paulo Fernandes Tiago, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui curso técnico em Química pela Fundação Educacional Montes Claros (FEMC - 2010) e graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho (2015). Durante a graduação foi membro voluntário do grupo de pesquisa SARHí executando atividades na área de qualidade da água e reúso . Atualmente é discente do programa de pós graduação em Produção Vegetal do ICA/UFMG, com projeto de pesquisa em desenvolvimento de método de extração e análise cromatográfica do herbicida glifosato em matrizes ambientais.

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Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Educação Ambiental e Ensinos Multidisciplinares