Dinâmica do uso do solo como mecanismo para o desenvolvimento econômico do município de Cristalina (GO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.002.0005

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Desenvolvimento sustentável, Irrigação

Resumo

O município de Cristalina (GO) situa-se na mesorregião do Leste Goiano, estando a 281km da capital, Goiânia, e se destaca nacionalmente pela representatividade econômica do setor agropecuário, fruto da consolidação do uso de técnicas de irrigação, com proeminência para o modelo tipo pivô central. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva objetivando a caracterização agroeconômica do município e a identificação dos respectivos agentes de transformação social e econômica. Posteriormente, partindo da hipótese de relação existente entre o fator determinante da quantidade ofertada, como influenciador da tomada de decisão acerca da alocação dos recursos água e terra, realizou-se uma pesquisa multimétodos, por meio de análises estatísticas, gráficas e diferenciais estruturais, aplicadas à dinâmica de mudança de uso do solo pelas principais culturas irrigadas por sistemas tipo pivot central. Verificou-se que o processo de expansão agrícola, que no município foi pautado na adoção de tecnologia de irrigação e diversificação de culturas, teve impacto direto na geração de renda e riqueza na economia do município; todavia, o setor de irrigação tem encontrado, devido à elevada demanda hídrica, restrições para expansão, o que pode vir a comprometer a trajetória de desenvolvimento econômico do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade. 

Klaus de Oliveira Abdala, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é docente autor da Universidade Federal de Goiás, Doutorado no Programa Interdisciplinar em Ciências Ambientais (CIAMB- UFG-2012) . Tem experiência nas áreas de Gestão e Elaboração de Projetos, Análise de Risco, Agronegócios, Mercados Futuros, Política Agrícola, Desenvolvimento Sustentável, Comercio Exterior, Administração da Produção, Modelagem de Sistemas Ambientais, Sistemas de Informações Geograficas, Economia Ambiental e Agricultura Familiar. 

Downloads

Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)