Banheiro ecológico uma alternativa sustentável para comunidades no interior da Amazônia

Autores

  • Alex Bruno Cunha Castro Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Sâmia Rubielle Silva de Castro Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.002.0001

Palavras-chave:

Saneamento, Sustentabilidade, Amazônia

Resumo

O banheiro ecológico surge como alternativa de saneamento descentralizado, e este artigo propõe descrever a experiência de banheiros secos como uma alternativa sustentável para as comunidades no interior da Amazônia. Para desenvolver esse estudo, foi escolhida como lócus da investigação a comunidade Alter do Chão, no município de Santarém (PA). A seleção dos sujeitos das entrevistas aconteceu a partir da identificação de pontos onde há construção dos banheiros ecológicos, com o intuito de discutir os princípios defendidos pelas tecnologias implantadas na sua construção e quais os benefícios e dificuldades dessa construção, apontando suas características, vantagens e desvantagens. Os banheiros secos apresentam um caráter tecnológico de fácil manejo e baixo custo de operação e construção. Portanto, entende-se que essa técnica é a melhor solução sanitária a ser construída nessas regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Bruno Cunha Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Atualmente é diretor de qualidade - Esam Jr - Engenharia de Serviços Ambientais e Especialização em Docência do Ensino Superior.

Sâmia Rubielle Silva de Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestrado em Ciência Animal, área de concentração Reprodução animal, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. Atualmente é professora da UFOPA. Atua nas áreas de Embriologia e Histologia Animal; Reprodução Animal, especialmente com Bubalinos; Influência das variáveis climáticas na reprodução; Comportamento reprodutivo nos trópicos. Médico Veterinário do Oeste do Pará de 2017, Portaria n. 005/2017, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente