Diagnostico socioambiental e econômico dos quintais produtivos para agricultura familiar na Amazônia: estudo de caso em Fordlândia, Aveiro (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.001.0005

Palavras-chave:

Sistemas agroflorestais, Sustentabilidade, Socioeconomia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar a importância dos quintais produtivos para agricultura familiar, identificando as condições socioeconômicas desta população que vive mais afastada dos grandes centros urbanos, mostrando que quitais produtivos podem ser uma alternativa de sustentabilidade, pois estas populações possuem baixa oferta de emprego formal e dificuldade na composição da cesta básica. O estudo foi realizado entre os meses de julho a outubro de 2018, em Fordlândia, distrito localizado na Amazônia, no município de Aveiro (PA). Foi realizado aplicação de questionário semiestruturado, com questões abordando a importância dos quintais produtivos no âmbito da agricultura familiar, aplicadas a uma amostra de 15 famílias de agricultores. A idade dos agricultores variou entre 41 e 79 anos, onde ficou evidente que o homem é o principal manejador de seus sistemas produtivos, tendo como principal produto trabalhado, as hortaliças, um outro ponto importante é a utilização das plantas medicinais, que ainda auxiliam os moradores quando necessário na manutenção da saúde. Em relação à característica de aprendizado e conhecimento nas produções, é passado de geração para geração, que é ainda o mais evidente, mesmo com a saída de muitos jovens, que buscam outras oportunidades em grandes centros mais próximas. Os quintais produtivos exaltam a grande importância para a subsistência e composição de renda para as famílias, trançando perfis socioeconômicos e culturais dessa comunidade, além de proporcionar sombra, locais de lazer e encontros familiares, e amenizando a temperatura ao redor das casas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Silva Santos, Universidade da Amazônia

Graduado em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena (turma,2015) no Centro Universitário Unama - Santarém, Pará, Brasil.

Edinelson Saldanha Correa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará e Licenciatura em Matemática na Faculdade Lapa, mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2006), Doutor em Ciências Ambientais. Atualmente extensionista rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, onde tem desenvolvido metodologia para construção do Plano de Desenvolvimento de Assentamento (PDA), licenciamento ambiental dos assentamentos e diagnósticos ambientais, com foco em analises de água, solo e uso e cobertura do solo. Professor titular na universidade da Amazonia(UNAMA), trabalhando com disciplinas na área de ciências ambientais, , tais como licenciamento ambiental e recursos hídricos, e ainda ministra disciplinas na área de química tais como, química inorgânica e química orgânica. Diretor Técnico na Tapajos Soluções Ambientais, onde são desenvolvidos trabalhos na área ambiental com ênfase em Análise de Traços de substancias potencialmente poluidoras em água, solo, sedimento e ar, onde é o responsável técnico pelas analises quantitativas realizadas pela empresa. Possui ainda experiencias nas seguintes áreas: difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura(MEV), sensoriamento remoto, Assistência Técnica Social e Ambiental (ATES), analises de água, solo, sedimentos de fundo e simulação ambiental com modelo de SWAT.

Thiago Shinaigger, Universidade Federal do Oeste do Pará

Acadêmico na Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas com progressão para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA. Bolsista em projeto de iniciação científica, denominado Avaliação Físico ? Química da influência da ETE Mapirí sobre o Corpo Receptor do Irurá. Tendo o plano da Atividade vinculado ao Uso de Bioensaios como Ferramentas na Recuperação de Áreas Degradadas em Santarém-Pa. Estagiário na empresa Tapajós Soluções Ambientais, atuando nas áreas de analises de solo, ar e água.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente