Qualidade microbiológica da água da área de preservação ambiental: Fazenda Guajuviras – Canoas (RS)

Autores

  • Priscila Ribeiro Jankoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mateus de Oliveira Negreiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Anelise Beneduzi da Silveira Universidade La Salle
  • Francisco Fernando de Castilho Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2018.002.0002

Palavras-chave:

Banhados, Bactérias heterotróficas, Coliformes, 16S rRNA

Resumo

As áreas úmidas compreendem vários ecossistemas, dentre eles, os banhados, que são locais estratégicos para conservação devido à sua alta diversidade biológica e produtividade resultante das relações estabelecidas entre a água, solo, vegetação e fauna. A Área de Proteção Ambiental (APA) Fazenda Guajuviras está localizada no município de Canoas (RS) e compreende cerca de 560ha. O objetivo desse estudo foi analisar os níveis de contaminação por bactérias heterotróficas e do grupo coliforme, traçar o perfil bioquímico e identificar alguns isolados bacterianos presentes em dois banhados da APA Guajuviras. Para tanto, as coletas foram realizadas em março de 2015, sendo que cada banhado foi dividido em quatro quadrantes, de onde foram coletadas amostras de 250mL de água. O banhado 2 foi o que apresentou os maiores níveis tanto para coliformes totais como para termotolerantes. Na quantificação das bactérias heterotróficas, os maiores níveis encontrados foram no quadrante norte do banhado 1 e 2. Foram isoladas oito linhagens bacterianas destes banhados. Das linhagens bacterianas obtidas destes banhados, foi possível a identificação, a partir do sequenciamento do gene 16S rRNA, de oito isolados de dois gêneros: Pseudomonas sp. e Serratia sp., e de mais três espécies: Bacillus subtilis, Lactococcus garvieae e Pseudomonas fluorescens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Ribeiro Jankoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente - PPGMAA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018), Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Lasalle (2015). Experiência na área da Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia, atuando nos seguintes temas: prospecção de isolados bacterianos, compostos bioativos produzidos por bactérias ambientais. 

Mateus de Oliveira Negreiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Técnico em Biotecnologia formado pela Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Anelise Beneduzi da Silveira, Universidade La Salle

Possui graduação Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000/2003). Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente/UFRGS (2003), Doutorado em Genética e Biologia Molecular/UFRGS (2008) e Pós-doutorado em Microbiologia Agrícola/Depto de Genética/UFRGS. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Microbiologia Agrícola do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA, ex- FEPAGRO) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural/RS (SEAPDR), curadora da Coleção SEMIA de Rizóbios, Coordenadora do Programa Institucional PIBIC/PIBIT CNPq-SEAPDR, Representante legal da SEAPDR para o CNPq, Professora de graduação e do PPG Avaliação de Impactos Ambientais da Universidade La Salle. Mãe de uma filha, esteve em licença maternidade em 2015.

Francisco Fernando de Castilho Koller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1997), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2002) e aperfeicoamento em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1999). Atualmente é Revisor de periódico da RCA. Revista de Ciências Ambientais (UniLASALLE). Atuando principalmente nos seguintes temas:Biologia Molecular, PCR, 16S rDNA, Enzimas de Restrição.

Downloads

Publicado

2019-05-21