Fatores ambientais determinantes das comunidades arbóreas dos cerrados do Meio Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0001Palavras-chave:
Savana Setentrional Brasileira, Gradiente Ecotonal, Biodiversidade do CerradoResumo
O objetivo foi abordar um mosaico de vegetação de savana (áreas marginais-MS e disjuntas-DS) no Cerrado Setentrional Brasileiro para investigar o papel desempenhado por fatores ambientais como determinantes da organização comunitária em escala espacial, a fim de compreender os padrões divergentes ao longo de uma gradiente ambiental. Analisamos preditores espaciais, edáficos e climáticos em 21 comunidades arbóreas do Cerrado, compreendendo 235 espécies, 154 gêneros e 52 famílias. Os resultados sugerem uma dependência espacial significativa entre as assembleias, apesar de funcionarem como sistemas ecológicos independentes. Eles também confirmaram que embora os efeitos das concentrações dos atributos edáficos não fossem homogêneos, evidenciaram que fatores climáticos e espaciais foram os responsáveis pela maior explicação dos dados. As análises de ordenação indicaram um gradiente ambiental com alta rotatividade de espécies e um mosaico de floras individuais ao longo do gradiente espacial. Oito espécies contribuíram com pelo menos 70% do faturamento entre os subgrupos. Os drivers mais influentes foram precipitação, amplitude térmica, elevação, espacialização latitudinal-longitudinal das áreas e teor de alumínio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nature and Conservation

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.