A concha do mexilhão Perna Perna: presença de impurezas e espessura em diferentes condições ambientais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0003Palavras-chave:
Bivalve, Aragonita, Ferro, Manganês, Mudanças ambientaisResumo
O estudo avalia e compara as influências ambientais (aporte de rios e exposição a ondas) sobre a presença de Fe(III) e Mn(II) e a espessura das conchas do mexilhão Perna perna. As seguintes hipóteses são levantadas: i) conchas provenientes de áreas com maior influência de rios têm maiores concentrações de Fe(III) e Mn(II); e ii) conchas provenientes de áreas com maior exposição a ondas são mais espessas. A primeira hipótese foi confirmada, e as maiores concentrações de ambos os elementos foram registrados em conchas provenientes de Atafona, área localizada próximo a foz do Rio Paraíba do Sul. A segunda hipótese não se confirmou. A média dos valores de espessura da concha foi maior em Búzios, que é uma área classificada como ausente em relação à exposição a ondas. Este resultado pode ser explicado pela elevada disponibilidade de CO32- para águas costeiras nessa área. O mexilhão P. perna é um filtrador séssil com ampla distribuição na costa brasileira, e os resultados do estudo sugerem que seus bancos naturais podem constituir sentinelas de caracterização e monitoramento ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.