A aplicação da contabilidade ambiental: estudo em uma indústria de laticínios
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0011Palavras-chave:
Contabilidade ambiental, Desenvolvimento sustentável, Indústria de laticíniosResumo
A gestão ambiental passou a se configurar como uma vantagem competitiva para as empresas, em vez de ser apenas uma forma de cumprimento de determinações legais, pois possibilita o desenvolvimento sustentável que busca conciliar crescimento econômico, preservação ambiental e responsabilidade social para que a sociedade possa ter condições de satisfazer as suas necessidades de subsistência. Neste âmbito, cita-se a Contabilidade Ambiental que se trata de um instrumento indubitavelmente relevante para o fornecimento de informações para a tomada de decisões gerenciais, balizadas a partir das demonstrações contábeis e legislação ambiental vigente. Considerando este contexto, este estudo buscou como objetivo principal entender e descrever como uma indústria de laticínios aplica a contabilidade ambiental. Para isso realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em uma Indústria de Laticínios localizada na região Sul de Minas Gerais. Foram entrevistados a Administradora da empresa por possuir as informações financeiras e contábeis e o Técnico de Produção que possui o conhecimento acerca dos processos de produção. Os relatos obtidos foram analisados por meio da técnica de codificação. Ao final, constatou que o laticínio investigado não aplica a Contabilidade Ambiental, adotando apenas ações paliativas como a terceirização da retirada do soro. Acredita-se ainda, que este cenário deve-se ao desconhecimento dos benefícios da Contabilidade Ambiental, pois muitas empresas visualizam esta ciência e seus métodos como mais um custo e não como um investimento que poderá gerar retorno significativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.