Lesões macroscópicas e histopatológicas da infecção por helmintos da Família Spirorchiidae em Eretmochelys imbricata Linnaeus 1758 (Testudines, Chelonidae): relato de um caso no litoral brasileiro

Autores

  • Aquário Municipal de Santos
  • Fundação Parque Zoológico de São Paulo
  • Aquário Municipal de Santos
  • Módulo Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2237-9290.2012.001.0006

Palavras-chave:

Brasil, Eretmochelys imbricata, Spirorchiidae, Tartarugas marinhas

Resumo

Este relato descreve as lesões macroscópicas e histopatológicas de um exemplar de tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata, encontrada após encalhe de praia no litoral do Estado de São Paulo - Brasil. Os achados macroscópicos apresentavam a ocorrência de nódulos de coloração enegrecida na superfície serosa do intestino delgado (duodeno) com 1-2 mm de diâmetro que ao corte evidenciavam a presença de ovos de helmintos da Família Spirorchiidae. Histologicamente foram observadas lesão crônicas decorrentes da presença dos ovos em serosa do intestino delgado, pulmão, coração e fígado. A análise parasitológica revelou apenas a ocorrência de um exemplar da espécie Amphiorchis caborojoensis encontrada no coração. Embora, neste caso, não foi possível determinar se a parasitose foi a causa do óbito do hospedeiro, é muito provável que as lesões tenham contribuído com a piora do quadro clínico do animal e consequentemente o seu encalhe na praia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Aquário Municipal de Santos

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é Chefe da Unidade Veterinária do Aquário Municipal de Santos, atuando na clínica e manejo de animais selvagens de ambiente aquático e marinho. Anteriormente atuou no Parque Zoobotânico Orquidário Municipal de Santos na área de Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens.

, Módulo Centro Universitário

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2002). Mestrado (2007) e doutorado (2011) em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu-SP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos temas de reabilitação de animais marinhos em especial em quelônios marinhos além de trabalhos de parasitologia de animais marinhos. Desde 2009 é professor do Módulo Centro Universitário na cidade de Caraguatatuba-SP, ministrando aulas nos cursos de Ciencias biológicas, Enfermagem e gestão ambiental. Atualmente é sócio e responsável técnico da empresa BW consultoria veterinária que atua em trabalhos voltados ao tema de conservação e medicina veterinária.

Downloads

Publicado

2012-08-04