Colangiohepatite em felino doméstico associada a platinosomose: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2024.002.0002

Palavras-chave:

Platinosomose, Parasita, Platinosomose, Parasita, Coproparasitológico.

Resumo

A colangite é uma patologia hepática prevalente em gatos, sendo a segunda principal causa de hepatopatia nos felinos, precedida apenas pela lipidose hepática. Esta condição é classificada em colangite linfocítica, colangite associada a parasitas hepáticos (CPH) e colangite neutrofílica. A platinosomose, provocada pelo parasita Platynosomum spp., é uma enfermidade que deve ser considerada de forma significativa na prática clínica de felinos, especialmente devido ao seu caráter majoritariamente assintomático. O ciclo de vida deste parasita é complexo, exigindo três hospedeiros intermediários antes de completar seu ciclo nos gatos. O diagnóstico definitivo requer uma anamnese detalhada, observação dos sinais clínicos, realização de exame coproparasitológico e, crucialmente, a identificação do comportamento de caça ou vida livre do felino, uma vez que os sintomas clínicos são inespecíficos. O tratamento inclui a administração de anti-helmínticos e medicamentos de suporte, os quais variam conforme a manifestação clínica do paciente. A literatura sobre o assunto é escassa, e a presente compilação de informações visa alertar os médicos veterinários sobre a presença desta infecção no Brasil e incluir o diagnóstico diferencial de platinosomose nas hepatopatias na rotina clínica. Este estudo relata o caso de um felino semidomiciliado, com um ano e oito meses de idade, castrado, pesando 4,3 kg, e tem como objetivo reunir dados que possam auxiliar os profissionais na prática clínica ao tratar pacientes suspeitos de platinosomose, além de instruir os tutores sobre a importância de consultas preventivas e exames de rotina para a manutenção da saúde do animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luma Manucci Martins, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Sul de Minas(2023).

Karine Pereira Silveira , Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais

Graduação em andamento em Ciências Biológicas.

Yasmin Jordana Arruda Brito , Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2023).

Roosevelt Pontes da Costa , Centro Universitário do Sul de Minas

Graduação em andamento em Medicina Veterinária no Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.

Thassiane Luciana Ferreira , Centro Universitário do Sul de Minas

Graduanda do 7º período do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras. Durante o 5º e 6º período, participou de atividade vivencial no ambulatório de animais selvagens, setor do hospital veterinário da Ufla, onde pode estagiar nas áreas de clínica, cirurgia e anestesia de animais silvestres e selvagens, colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em sala e aprender como é a clínica veterinária no seu dia a dia. Atualmente assume a vice-chefia do ambulatório. Formada em curso básico de informática baseados nos programas da Microsoft: Power Point, Word, Excel e curso de digitação. Iniciou um curso de inglês mas não pôde terminá-lo. Sua ambição está em obter conhecimentos, aperfeiçoar e trabalhar com animais de pequeno porte, animais silvestres e selvagens, devido á grande paixão pelos mesmos.

Carolina Reis Medeiros , Centro Universitário do Sul de Minas

Graduação em andamento em Medicina Veterinária no Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.

Gabrielle Duarte Nascimento, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado (2020) e é graduanda do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Sul de Minas.

Breno Henrique Alves, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Sanidade Animal e Saúde Coletiva com a linha de pesquisa Epidemiologia e Saúde Única Aplicada ao Controle de Doenças e Promoção de Saúde pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Mestre em Sanidade Animal e Saúde Coletiva pela UFLA; Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR, MG; Atua como Médico Veterinário Clínico e Dermatologista, e na Responsabilidade Técnica do Centro Médico Veterinário (CMV) do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS, MG). É professor das disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Ciência Animal, Farmacologia e Terapêutica Veterinária, Estágio Supervisionado e TCC e é membro da Comissão de Ética e Utilização de Animais (CEUA), ambos do curso de Medicina Veterinária do UNIS-MG.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Edição

Seção

Medicina Veterinária de Pequenos Animais