Colangiohepatite em felino doméstico associada a platinosomose: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2024.002.0002Palavras-chave:
Platinosomose, Parasita, Platinosomose, Parasita, Coproparasitológico.Resumo
A colangite é uma patologia hepática prevalente em gatos, sendo a segunda principal causa de hepatopatia nos felinos, precedida apenas pela lipidose hepática. Esta condição é classificada em colangite linfocítica, colangite associada a parasitas hepáticos (CPH) e colangite neutrofílica. A platinosomose, provocada pelo parasita Platynosomum spp., é uma enfermidade que deve ser considerada de forma significativa na prática clínica de felinos, especialmente devido ao seu caráter majoritariamente assintomático. O ciclo de vida deste parasita é complexo, exigindo três hospedeiros intermediários antes de completar seu ciclo nos gatos. O diagnóstico definitivo requer uma anamnese detalhada, observação dos sinais clínicos, realização de exame coproparasitológico e, crucialmente, a identificação do comportamento de caça ou vida livre do felino, uma vez que os sintomas clínicos são inespecíficos. O tratamento inclui a administração de anti-helmínticos e medicamentos de suporte, os quais variam conforme a manifestação clínica do paciente. A literatura sobre o assunto é escassa, e a presente compilação de informações visa alertar os médicos veterinários sobre a presença desta infecção no Brasil e incluir o diagnóstico diferencial de platinosomose nas hepatopatias na rotina clínica. Este estudo relata o caso de um felino semidomiciliado, com um ano e oito meses de idade, castrado, pesando 4,3 kg, e tem como objetivo reunir dados que possam auxiliar os profissionais na prática clínica ao tratar pacientes suspeitos de platinosomose, além de instruir os tutores sobre a importância de consultas preventivas e exames de rotina para a manutenção da saúde do animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.