Imagens de satélite: formação de bolsões de areia na bacia hidrográfica do rio Formoso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0008Palavras-chave:
Monitorar, Qualidade, Hidrografica, Rio, Formoso, SatelitesResumo
Esta pesquisa retrata como as imagens de satélite podem ser utilizadas para monitorar a qualidade e a quantidade de águas nas bacias hidrológicas, e avaliar o potencial do uso de imagens de satélite gratuitas para monitorar a bacia do rio Formoso. Será realizada por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, analisando os dados de forma qualitativa, com o objetivo de retratar o uso de sensoriamento remoto no monitoramento de água; coletar estudos de caso sobre o uso de imagens de satélite para monitoramento de recursos hídricos, com ênfase na formação de bancos de areia; e avaliar a possibilidade de utilização de imagens de satélite gratuitas para monitoramento da qualidade e quantidade da água da Bacia Hidrológica do Rio Formoso. Em 2021, o Brasil mostrou interesse em expandir seu potencial no uso de imagens de satélite. Prova disso é o lançamento do satélite Amazônia-1, responsável por ampliar a capacidade de monitoramento do bioma no Brasil, diante disto, a relevância deste trabalho encontra-se na disposição de informações que cooperem com a inserção e o desenvolvimento destas metodologias para o acompanhamento hidrográfico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natural Resources

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.