Parvovirose canina: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0006

Palavras-chave:

Prognóstico, Gastroenterite hemorrágica, CPV-2

Resumo

A parvovirose canina é uma enfermidade infectocontagiosa com alta taxa de morbidade e mortalidade. Acomete principalmente cães com menos de seis meses de idade e provoca uma enterite hemorrágica. Quando o tratamento adequado é estabelecido imediatamente após o diagnóstico há maior chance de sobrevivência. Dessa forma, a avaliação precoce do prognóstico pode direcionar a melhor gestão dessa doença. Atualmente, não existe um teste prognóstico efetivo e rápido para determinar a gravidade da enfermidade quando o paciente é admitido na clínica e durante o tratamento. Para melhorar a previsão do prognóstico do paciente com CPV-2 é importante mais estudos retrospectivos e prospectivos que possibilitem possíveis associação entre fatores clínicos e hematológicos na admissão do paciente com CPV-2 com o prognóstico.

Downloads

Biografia do Autor

Tuane Ferreira Melo, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Ciências Veterinárias pela UFLA (2020). Pós graduada em Administração Hospitalar pelo Grupo Educacional Unis (2019). Bacharel em Medicina Veterinária pela UFLA (2018). Atuou como monitora voluntária da disciplina de Imunologia Veterinária, Obstetrícia Veterinária, Doenças I e Metabolismo Animal. Desenvolveu a função de Coordenadora de Comunicação do NEIV (Núcleo de Estudos em Inspeção Veterinária de 2015 a 2017), desde de 2018 atua como Coordenadora de Eventos do NEIMBIO (Núcleo de Estudos em Imunobiologia) e desde 2019 atua como tesoureira do NEEM (Núcleo de Estudos em Epidemiologia Molecular). Pesquisadora na área de Imunologia em projetos financiados pelo CNPq. Tem interesse nos seguintes temas: biologia molecular, clínica de pequenos animais, doenças infecciosas, zoonoses, imunologia e vacinologia.

Claudine Botelho de Abreu, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Medicina Veterinária (2012) pela Universidade Federal de Lavras, Residência em Clínica Médica de Animais de Companhia (2015) e Mestrado em Ciências Veterinárias com enfoque em Cardiologia (2017) pela mesma Universidade, Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais (2017) pelo Instituto Qualittas de Pós-graduação. Atualmente, é Doutoranda em Ciências Veterinárias, também com enfoque em Cardiologia, pela Universidade Federal de Lavras.

Christian Hirsch, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (1992), especialista em Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos pelo programa de residência da FMVZ - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestre em Medicina Veterinária pela FCAV - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorando em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças da reprodução de bovinos, biologia e epidemiologia de vírus e diagnóstico de doenças virais.

Ruthnéa Aparecida Lázaro Muzzi, Universidade Federal de Lavras

Graduação e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, treinamento em Cardiologia na University of Minnesota - USA, doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais e pos-doutorado em Cardiologia na University of London - UK. É professora titular da Universidade Federal de Lavras, no Departamento de Medicina Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cardiologia Veterinária, atuando principalmente nas áreas de cardiologia, ecocardiografia e medicina interna. Chefe do Setor de Clínica Médica de Pequenos Animais do Departamento de Medicina Veterinária da UFLA e subcoordenadora do Programa de Residência em Medicina Veterinária na área de Clínica Médica de Animais de Companhia. Orientadora no programa de mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias da UFLA com pesquisas na área de cardiologia veterinária. 

Ana Paula Peconick, Universidade Federal de Lavras

Professora associada de Imunologia na Universidade Federal de Lavras. Graduação em Medicina Veterinária (2005), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Medicina Veterinária na área de Imunoparasitologia pela Universidade Federal de Viçosa. Experiência em Biotecnologia Aplicada à Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, Parasitologia, Engenharia genética, Polimorfismo genético, Produção de proteínas heterólogas e Vacinas. Avaliação da resposta imunológica em diferentes espécies animais e seres humanos. Professora nos Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinária. 

Downloads

Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Medicina Veterinária de Pequenos Animais