Interação universidade-empresa para o desenvolvimento regional: análise em um hub de inovação sul mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2022.001.0004

Palavras-chave:

Conhecimento, Desenvolvimento, Empresas, Inovação, Universidades

Resumo

O presente estudo tem como finalidade entender o papel de um hub como instrumento gerador de inovação e aprimorador do conhecimento resultantes da interação universidade empresa. Para o desenvolvimento deste artigo, inicialmente foram caracterizados e conceituados o tema inovação, apresentando um breve histórico sobre sua origem e posteriormente conceituado hub de inovação. Após, foi elaborado um comparativo, através de entrevistas realizadas com gestores de universidade e empresas, sobre as principais formas de atuação de um hub inovação atingindo desta forma o objetivo deste trabalho, apresentado na conclusão. A metodologia utilizada durante o estudo foi o método da revisão bibliográfica, tendo como base as pesquisas bibliográficas, artigos e teses, sites da internet e realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestores de uma universidade do Sul de Minas Gerais e de representantes de empresas, todos eles vinculados a um hub de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herlan Carlos da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente é Oficial Judiciário - Tribunal de justiça de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp com foco na linha de Economia do Meio Ambiente. Pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Unicamp. Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Varginha (2001), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005). Iniciou carreira docente na Faculdade Cenecista de Varginha (Departamento de Economia) e atualmente é professor do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Coordenador do Departamento de Pesquisa do UNIS-MG e professor permanente no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (PPGDR - UNIS/MG). É membro do grupo para autorização e implantação do Curso de Direito nas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e no Centro Universitário do Sul de Minas, ambas mantidas pelo Grupo UNIS. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Econômico Regional (GPGDER). Membro do Grupo de Estudos Avançados em Ambidestria Organizacional (GEAMO). Membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Resíduos Industriais e de Construção (GEDRRIC) e também do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Híbrida (GPEDH). Tem experiência na área de Economia atuando principalmente nas seguintes disciplinas: macroeconomia, microeconomia, desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, economia do meio ambiente, contabilidade social, metodologia, engenharia econômica e finanças. 

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Mestre em Administração. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialista em Docência no Ensino Superior. Especialista em Redes de Computadores. Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG. Líder dos Grupos de Pesquisa no CNPq: GPGDER - Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Econômico Regional e GEADO - Grupo de Estudos em Ambidestria Dinâmica Organizacional. Na pós-graduação em regime de Especialização do UNIS-MG atuou nos cursos de Engenharia de Software com Java, Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Gerência e Tecnologias de Redes de Computadores, Cibersegurança e Perícia Forense Computacional, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e MBA Executivo em Governança de Tecnologia da Informação. Atualmente, na Pós-Graduação (lato-sensu), ministra aulas no MBA em Big Data e Inteligência Competitiva e no MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação. Na graduação em regime EaD ministra aulas nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Bacharelado em Sistemas de Informação. Tem como linhas de pesquisa principais: Ambidestria Organizacional; Ambidestria de TI; Governança de Tecnologia da Informação em pequenas e médias empresas; Governança da Inteligência Artificial; Gestão do Conhecimento; Metodologias e Tecnologias para a Educação a Distância.

Publicado

2023-01-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)