Os estilos de liderança em instituições de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2022.001.0002

Palavras-chave:

Liderança, Instituições de Ensino, Administração Educacional

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a apropriação de conceitos advindos da área administrativa em ambiente educacional, mais precisamente sobre os diferentes tipos de liderança (autocrática, liberal ou democrática) que são identificados nas instituições de ensino, as principais características observadas em cada um deles, bem como a importância do papel desempenhado pelo líder nas escolas. Por meio de uma revisão bibliográfica, alguns conceitos foram apresentados, bem como sua aplicabilidade, e a importância que eles possuem no contexto das instituições de ensino. Isso permitiu identificar as principais lideranças presentes nas organizações escolares, e possibilitou a realização de uma análise reflexiva em torno da temática abordada, por meio da qual concluiu-se que nos dias de hoje é impossível vislumbrar uma escola que não tenha uma liderança representativa e sensível a dinamicidade das instituições de ensino, ao contexto de mudanças constantes e de inovações, e que na tomada de decisão esteja atento ao bem estar coletivo.

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Biografia do Autor

Dienner Mory Rodrigues Silva, Instituto Federal de Brasília

Mestranda em Ciências da Educação/Administração Educacional pelo Instituto Politécnico de Santarém - Portugal (a partir de 2020), Especialização em Gestão de Bibliotecas Públicas pela faculdade AVM (2014), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2009).

Tiago Santos Barreto Thomaz, Instituto Federal de Brasília

Mestre em Ciências da Educação/Administração Educacional pelo Instituto Politécnico de Santarém - Portugal (2022), Pós-graduado em Psicologia do Trabalho pela Faculdade Dom Alberto (2018), Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Candido Mendes (2012), Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (2017), Licenciado em Formação de Docente para a Educação Básica - Letras pela Faculdade Educacional da Lapa (2017), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Cenecista de Osório (2015) e Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Universidade Castelo Branco (2011).

Carine da Costa Alencar, Instituto Federal de Brasília

Mestranda em Ciências da Educação/Administração Educacional pelo Instituto Politécnico de Santarém - Portugal (a partir de 2020), Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (2016), Especialização em Tecnologias educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016) e Especialização em Direito Administrativo pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2013) e Graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (2007). 

Publicado

2023-01-09