Estudo de caso: estrutura de pavimento com aplicação de revestimento flexível na Quadra 407 Sul do município de Palmas (TO)

Autores

  • Erick Phellipe Rodrigues Carvalho Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto
  • Flávio Vieira da Silva Júnior Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.001.0004

Palavras-chave:

Pavimento flexível, Método mecanístico, Palmas (TO)

Resumo

Os pavimentos são caracterizados como estruturas constituídas por diversas camadas de materiais, sobrepostas e distintas, sobre o subleito destinado a resistir e distribuir para o subleito esforços horizontais e verticais, melhorando as condições de tráfego quanto à comodidade e à segurança para o usuário. No entanto, para a escolha do melhor método de execução do pavimento, devem-se conhecer as vantagens e desvantagens de cada processo executivo. Para que isso se torne possível, há a necessidade de projetos compatíveis com o clima e tráfego da região, com a finalidade de analisar as vantagens técnicas, ecológicas, econômicas e sociais, e assim optar pelo projeto mais adequado. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise de um trecho da pavimentação da Quadra 407 Sul do Município de Palmas (TO) através do método mecanístico. Nesse trabalho, foi utilizada a nova ferramenta disponibilizada pelo DNIT para dimensionamento de pavimentos: MeDiNa® - Método de Dimensionamento Nacional.

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Biografia do Autor

Erick Phellipe Rodrigues Carvalho, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto

Graduando em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Flávio Vieira da Silva Júnior, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

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Publicado

2019-06-20