Utilização do resíduo do corte do mármore e granito como adição no concreto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.001.0004

Palabras clave:

Concreto, Granito, Mármore

Resumen

O concreto na engenharia civil é de extrema importância pela sua versatilidade e ótima resistência à compressão aliado a um ótimo custo benefício. No entanto, apesar de todas estas qualidades ainda há espaço para desenvolvimento deste material na engenharia, e junto disso há a necessidade de uma melhor destinação de resíduos. Os resíduos gerados pelo corte de mármore e granito na grande maioria dos casos não possui uma eliminação de forma adequada. Desse modo, a adição destes elementos ao concreto a fim de melhorar sua trabalhabilidade bem como sua resistência à compressão torna-se bastante viável. O presente trabalho busca realizar a adição do resíduo do corte do mármore e granito em composições de 5, 10 e 15 % em relação à massa do cimento na confecção de corpos de prova de 10 x 20 cm. Os corpos de prova são submetidos aos ensaios de compressão axial e de trabalhabilidade para análise dos resultados com adição em relação a um concreto convencional de referência. Com os resultados obtidos foi possível verificar que o concreto com a composição de 5% obteve uma resistência maior do que os demais, e foi constatado um aumento da fluidez proporcional ao aumento do teor de finos dentre os ensaiados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Oliveira Sena, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Possui ensino-medio-segundo-graupela Jardim Escola Crescimento(2013). Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Danielle Cristina dos Santos Lisboa, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil

Lucas Nadler Rocha, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil

Lucas dos Santos Zenkner, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Possui graduação Engenharia Civil pelo Centro Universitário da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco(2018). Possui experiência na área de Engenharia civil, com ênfase em Saneamento e Construção Urbana. Possui experiência com monitoria na área de Engenharia Civil atuando especificamente com disciplina de Mecânica dos Fluidos, oferecendo suporte aos alunos da instituição. Possui avançado conhecimento em informática e com a utilização de softwares voltados para à área de engenharia civil, principalmente em relação a elaboração e compatibilização de projetos. Email para contato: lucaszenkner1@hotmail.com

Fabrício da Silva Cordeiro, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professor graduação - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco e professor graduação da Universidade Ceuma. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas

Renata Medeiros Lobo Muller, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Pará (2005), Mestre em Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/USP (2008). Doutora em Química pela Universidade Federal do Pará (2011- 2016).Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica (Análise de amostras ambientais e biológicas a nível de ultratraços). Possui experiência no magistério superior em Instituições Privadas para cursos de Engenharia e da área da Saúde. Desenvolveu pesquisas e orientações na área de Corrosão e Sustentabilidade. Atualmente atua como professor na Faculdade Pitágoras nos cursos de Engenharia ( Ambiental, Química, Civil e Produção) e na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Biomedicina e Farmácia.

Claudemir Gomes Santana, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Bacharel em Química com Atribuição Tecnológica pela Universidade Federal do Maranhão (1992); Mestre em Ciências, área de concentração em Química Analítica, pela Universidade de São Paulo- IQSC em (2002) e Doutor em Ciências, área de concentração em Química Analítica, pela Universidade de São Paulo - IQSC em (2004). Exerceu a direção da empresa CGS Assessoria Técnica, na área de Consultoria Ambiental, no período de 2007 a 2011. Experiências na docência em Instituição pública (2004-2006) e na Instituição privada (2010-atual). Exerceu função de coordenador de Meio Ambiente, Gestão Territorial e Desenvolvimento Econômico no programa de investimentos do BNDES no Estado do Maranhão no período de 2013 a 2016. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços, Química Ambiental e gestão de recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Resíduos Sólidos, Efluentes Líquidos Industriais e Domésticos, análise físico-química em matrizes ambientais, tecnologia de flotação por ar dissolvido e eletroforese capilar, diagnósticos e controle de emissões atmosféricas e gestão de recursos hídricos. Professor na Unidade de ensino superior do Dom Bosco das disciplinas de Engenharia de Meio Ambiente e Gestão Ambiental, desde 2010.

Publicado

2020-02-27

Artículos más leídos del mismo autor/a