Custo unitário básico: estudo de caso da sua veracidade como indicador monetário na construção civil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2023.001.0008

Palabras clave:

CUB, Veracidade, Padronização, Projeto Construtivo

Resumen

Este trabalho visa avaliar a veracidade do CUB (Custo Unitário Básico) como um indicador orçamentário na construção civil. O CUB é um indicador monetário criado para padronizar o mercado da construção, com base em um projeto executivo. Utilizando um projeto construtivo, elétrico, hidráulico, além de projeções 3D elaboradas por meio de AutoCad e Sketchup, foi elaborado um levantamento quantitativo dos recursos necessários para construção dessa obra e os orçamentos dos materiais. Com base nos custos estimados, a partir do CUB e os orçados, foi possível verificar a veracidade e viabilidade do uso dos valores CUB como um indicador monetário na construção civil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nilson Gabriel de Brito Madureira, Centro Universitário de Lins

Es Ingeniero Civil del Centro Universitario de Lins - UNILINS (2021), especialización en Matemáticas de la Faculdade de Educação Paulistana - FAEP (2023), curso técnico-profesional de Técnico en Transacciones Inmobiliarias del Colégio Lapa (2022), curso técnico-profesional en Auxiliar Administrativo por el Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial, SP (2015), curso técnico-profesional en Técnico en Edificaciones por el Centro Paula Souza - Escola Técnica Estadual de Lins (2016). Actualmente es Profesor de Educación Básica II (Matemáticas) en la Escola Pofessor Francisco Casabona. Tiene experiencia en el campo de la Ingeniería Civil.

Brener, Centro Universitário de Lins

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitario de Lins, UNILINS (2021). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, Estruturas e Hidráulica, atuando na área desde 2017, através da utilização dos softwares AutoCad, AltoQi Builder, AltoQi Eberick, Sketchup e Lumion. Atualmente é gerente de contas no Banco Bradesco de Lins-SP, sendo contratado pela organização em 2018. Possui certificação Ambima CPA-10. Finalizando MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS.

Simone Cristina Caldato da Silva, Centro Universitário de Lins

Graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (1999), Especialista em Geoprocessamento (2001), Especialista em Gestão Empresarial (2003), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2005), Mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UNESP (2008) e Especialista em Tutoria em Educação a Distância (2020). Docente do Centro Universitário UNILINS, nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, cursos de graduação em EAD: 1. Tecnologia em Segurança Pública; 2. Tecnologia em Recursos Humanos e nas pós-graduações em: 1. Gestão e Tecnologia na Construção Civil; 2. Infraestrutura, Projetos e Gestão de Rodovias; 3. Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Eletrotécnica e Sistemas de Potência e 4. Pós-graduação em Mercado e Comercialização de Energia Elétrica. Coordenadora dos Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil da Unilins. Docente da Pós-Graduação em Gerenciamento de Obras e Qualidade na Construção Civil na Unitoledo. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do estado de São Paulo - CREA-SP. Membro da CEEC - Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-SP (2023-2025). Experiência na área de Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho e na Engenharia de Materiais com ênfase nas áreas de planejamento/controle de obras, laudos técnicos, gestão, gerenciamento, ensaios de materiais e gestão da qualidade.

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Campus Diadema

Graduada en Ecología por la Unesp, Doctora en Energía por la Universidad Federal del ABC y Posdoctorado por la USP. Profesor Dr. Adjunto III en la Universidad Federal de São Paulo, Campus Diadema, actuando en el área de Ingeniería Sanitaria y Gestión Ambiental con temas relacionados al uso de biogás y generación de electricidad en Rellenos Sanitarios.

Publicado

2023-06-19