A sustentabilidade territorial no contexto da mobilidade náutica em Florianópolis: o caso da Cooperativa dos Barqueiros da Costa da Lagoa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.001.0006Palabras clave:
Desenvolvimento territorial sustentável, Mobilidade náutica, Inovação social, Organizações do terceiro setorResumen
A questão da sustentabilidade na gestão das organizações da sociedade civil tem ganhado importância devido aos desafios que essas instituições enfrentam para contribuir com o desenvolvimento territorial sustentável, conciliando objetivos sociais, ambientais e econômicos. Esta pesquisa examinou o aspecto da sustentabilidade na gestão da Cooperativa dos Barqueiros da Costa da Lagoa (Coopercosta), uma cooperativa de barqueiros que atua em Florianópolis, no sul do Brasil. O estudo teve como objetivo analisar a sustentabilidade na gestão da cooperativa e os seus impactos no desenvolvimento da comunidade da Costa da Lagoa. Foi adotado a técnica do modelo trevo para analisar as relações do grupo gestor da cooperativa com as pessoas, a sociedade, os recursos e os serviços que a organização presta. A categoria teórica do desenvolvimento territorial sustentável norteou o estudo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, exploratório, dedutivo, descritivo e explicativo, apoiado em entrevistas semiestruturadas e revisão bibliométrica nas bases de dados da Scopus, Scielo e Spell. Os resultados revelaram que a gestão da cooperativa apresenta características de sustentabilidade, sendo liderada por uma população tradicional, com origens nas ilhas dos Açores (Portugal), apresentando papel de empoderamento da comunidade local. Além disso, a cooperativa opera serviços essenciais de mobilidade urbana por meio do transporte aquaviário, promove o desenvolvimento comunitário e vem ganhando um importante papel no turismo da cidade de Florianópolis.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Engineering Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.