Pavimentação asfáltica: tratamento superficial duplo com capa selante no município de Peixe/TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.003.0004

Palavras-chave:

Controle de Execução, Ligante Asfáltico, Taxa de Aplicação, Equipamentos

Resumo

O Tratamento Superficial é um dos tipos de revestimentos de pavimentos flexíveis, sendo também o mais utilizado pelas suas vantagens em relação aos demais, considerado de baixo custo de mão de obra e de maquinários mais simples para a sua execução, ele também é considerado o mais econômicos, principalmente em relação ao Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A fim de obter um pavimento de qualidade, devem-se realizar controles de materiais utilizados e serviços realizados na execução do mesmo, buscando uma durabilidade maior do pavimento e menor surgimento de patologias oriundas das mudanças climáticas e devido as falhas corriqueiras no processo executivo, levando em consideração também a qualidade dos materiais utilizados na execução dos mesmos. Sendo assim, foi realizado o acompanhamento e controle de execução do revestimento tipo Tratamento Superficial Duplo no estado do Tocantins no município de Peixe das Ruas 07 e 12 do setor Boa Vista, sendo umas das principais vias de acesso da cidade, com finalidade de verificação da distribuição de emulsão asfáltica e de agregados por área seguindo as normas vigentes do DNIT. Para o controle dos procedimentos e materiais, foi realizado a medição da temperatura do caminhão distribuidor e medidas de taxas de aplicação e espalhamento de ligantes e agregados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Richer Camelo Batista, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Cursando o 10 período de engenharia civil no Instituto Tocantins Presidente António Carlos Porto. Trabalhando como Diretor Administrativo na empresa P O Construções e Serviços LTDA - ME.

Rafaella Oliveira Guimarães Santos, Faculdade Presidente Antônio Carlos

Possui mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil - PPG-GECON e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente atua como docente de disciplinas da área de geotecnia, havendo lecionado disciplinas como Geologia, Mecânica dos Solos I, Mecânica dos Solos II, Fundações, Estradas I, Estradas II, Barragens e Obras de Terra. Orienta alunos de TCC e iniciação científica. Foi bolsista pela CAPES durante o mestrado, de 2014 a 2016, atuando em projeto de monitoramento de rodovias em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE). Na graduação, foi bolsista do programa do CNPq nos anos de 2010 e 2011 e voluntária pelo PVIC/UEG nos anos de 2008 a 2010 com projetos de iniciação científica. 

Downloads

Publicado

2020-10-04