Utilização da escória de aciaria em combinação com solo para uso em camadas de pavimentação rodoviária
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.001.0007Palavras-chave:
Escória de aciaria, Pavimentação rodoviária, Caracterização física, Caracterização mecânica, Resistência MecânicaResumo
O estudo avaliou a possibilidade da utilização de escória de aciaria em conjunto com solo, como um material alternativo para uso em camadas de pavimentação rodoviária. O estudo foi baseado em resultados e pesquisas obtidos no laboratório de Pavimentação do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – Porto Nacional (ITPAC-PORTO) seguindo todos os procedimentos adotados pelas normas ABNT. Para a análise realizou-se ensaios de granulometria, limites liquidez, limites de plasticidade, compactação, expansão e CBR. Foram realizados ensaios nas amostras de solo puro, escória pura e misturas de 15% escória com 85% solo e 30% escória e 70% solo. O solo utilizado na pesquisa tem predominância argilosa e pelos métodos de classificação SUCS e HRB foram identificados como ML ou AL e A-4 respectivamente. Na caracterização granulométrica da escória de aciaria notou-se que a mesma possuía seu diâmetro de acordo com a MME compatível com o diâmetro da brita 1. À medida que se aumentou a quantidade de escória de aciaria da empresa SINOBRAZ sua massa especifica aparente seca também aumentava, o contrario acontecia com o teor de umidade da mistura, que quanto mais escória menor o valor de teor de umidade. Concluímos a partir dos ensaios realizados que a escória de aciaria da empresa SINOBRAZ com a energia de compactação normal e solo com predominância argilosa não teve um aumento significativo em seu Índice de Suporte Califórnia, sendo possível a utilização das misturas de 15% e 30% de escória apenas em camadas de sub-base na pavimentação rodoviária.
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