Utilização da escória de aciaria em combinação com solo para uso em camadas de pavimentação rodoviária

Autores

  • Silas Nunes Costa Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos http://orcid.org/0000-0001-5855-694X
  • Rafaella Oliveira Guimarães Santos Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.001.0007

Palavras-chave:

Escória de aciaria, Pavimentação rodoviária, Caracterização física, Caracterização mecânica, Resistência Mecânica

Resumo

O estudo avaliou a possibilidade da utilização de escória de aciaria em conjunto com solo, como um material alternativo para uso em camadas de pavimentação rodoviária. O estudo foi baseado em resultados e pesquisas obtidos no laboratório de Pavimentação do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – Porto Nacional (ITPAC-PORTO) seguindo todos os procedimentos adotados pelas normas ABNT. Para a análise realizou-se ensaios de granulometria, limites liquidez, limites de plasticidade, compactação, expansão e CBR. Foram realizados ensaios nas amostras de solo puro, escória pura e misturas de 15% escória com 85% solo e 30% escória e 70% solo. O solo utilizado na pesquisa tem predominância argilosa e pelos métodos de classificação SUCS e HRB foram identificados como ML ou AL e A-4 respectivamente. Na caracterização granulométrica da escória de aciaria notou-se que a mesma possuía seu diâmetro de acordo com a MME compatível com o diâmetro da brita 1. À medida que se aumentou a quantidade de escória de aciaria da empresa SINOBRAZ sua massa especifica aparente seca também aumentava, o contrario acontecia com o teor de umidade da mistura, que quanto mais escória menor o valor de teor de umidade. Concluímos a partir dos ensaios realizados que a escória de aciaria da empresa SINOBRAZ com a energia de compactação normal e solo com predominância argilosa não teve um aumento significativo em seu Índice de Suporte Califórnia, sendo possível a utilização das misturas de 15% e 30% de escória apenas em camadas de sub-base na pavimentação rodoviária.

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Biografia do Autor

Silas Nunes Costa, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos

Atualmente é Presidente da Liga Acadêmica de Geotecnia - LAGEO, Acadêmico do 9° Período de Engenharia Civil - ITPAC PORTO Informação Importante: Experiencia em Revit, Civil 3D, AutoCad, Excel. Word e Eberick

Rafaella Oliveira Guimarães Santos, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos

Possui mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil - PPG-GECON e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente atua como docente de disciplinas da área de geotecnia, havendo lecionado disciplinas como Geologia, Mecânica dos Solos I, Mecânica dos Solos II, Fundações, Estradas I, Barragens e Obras de Terra. Foi bolsista pela CAPES durante o mestrado, de 2014 a 2016, atuando em projeto de monitoramento de rodovias em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE). Na graduação, foi bolsista do programa do CNPq nos anos de 2010 e 2011 e voluntária pelo PVIC/UEG nos anos de 2008 a 2010 com projetos de iniciação científica.

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Publicado

2020-02-27