O custo da infraestrutura urbana: um delineamento para o desenvolvimento de pequenos municípios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.001.0008

Palavras-chave:

Custo de infraestrutura urbana, Gestão pública, Desenvolvimento

Resumo

Na atualidade, o crescimento físico das cidades está relacionado ao aumento econômico e demográfico, que por sua vez, está conexo a expansão do perímetro urbano por meio de desmembramento de áreas rurais como os loteamentos. Esse crescimento gera um custo de infraestrutura urbana que pode refletir de forma acentuada na gestão pública e no desenvolvimento de pequenos municípios. A pesquisa propõe identificar quais são os sistemas de infraestrutura urbana que mais impactam no orçamento da gestão dos pequenos municípios. Como método temos a pesquisa documental, entrevista, orçamentação, observação e do levantamento técnico. A técnica de análise e interpretação de dados buscou apresentar uma discussão dos dados coletados e a aplicabilidade do estudo para os gestores municipais. Como resultado, percebemos que os custos de infraestrutura urbana são altos e podem interferi na gestão dos municípios. A pesquisa aponta ainda formas de minimizar esses custos através de diretrizes que norteiam o zoneamento e o uso do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Saccol Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2019). Linha de pesquisa sustentabilidade em organizações. Pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas públicas. Formado em curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC (2007). É coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unoesc Xanxerê. Atua como professor do curso de Arquitetura e Urbanismo com componentes na área do planejamento urbano, desenvolvimento regional e em projeto de arquitetura. É professor da pós-graduação (Lato Sensu) em Planejamento Urbano e Sistemas Construtivos de Edificações. Pesquisador e líder do grupo de pesquisa de Projetos na área de arquitetura, urbanismo, design e tecnologias associadas. Membro do comitê de avaliação e seleção de projetos de pesquisa da Unoesc Xanxerê. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Design da Unoesc ? Xanxerê. Tem experiência na coordenação e elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Territoriais. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão territorial, planejamento e gestão de infraestrutura urbana, planejamento do desenvolvimento e sustentabilidade e desenvolvimento regional, projetos de arquitetura e execução de obras arquitetônicas. Atuou como coordenador do curso de graduação em Design e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unoesc Xanxerê. Realizou consultoria em diversos municípios nas áreas de Planejamento Urbano, Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico.

Diogo Rafael do Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann(2007). Atualmente é Projetista da R & J Engenharia LTDA ME. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Publicado

2020-03-04