Caracterização de efluente têxtil e proposta de tratamento utilizando uma ETA compacta
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2023.002.0005Palavras-chave:
Tratamento de efluente têxtil, Tratamento físico-químico, PoluiçãoResumo
A indústria têxtil define-se pelo alto consumo de água e pela grande geração de efluentes com carga poluidora. Uma das técnicas mais utilizadas no tratamento desse efluente é através dos processos físico-químicos de coagulação/floculação. Caracterizar o efluente permite que seja identificado seus pontos mais críticos, e assim, a forma que mais se adequa ao seu tratamento. Visto isso, o presente estudo apresenta os resultados obtidos na caracterização de um efluente de indústria têxtil e sua proposta de tratamento. Neste estudo analisou-se os seguintes parâmetros: sólidos sedimentáveis, sulfatos, cloretos, turbidez, pH e condutividade. Por fim, apresenta seu tratamento utilizando uma ETA compacta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.