Aditivos alimentares: funções, aplicações e riscos para a saúde humana
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2023.001.0005Palavras-chave:
Aditivos Alimentares, Tecnologia dos Alimentos, AlimentaçãoResumo
Todos os alimentos estão expostos a processos de deterioração durante seu período de vida útil. O uso dos aditivos é crucial para o aumento da validade dos alimentos, melhorando e conservando suas propriedades físico-químicas, nutricionais e sensoriais. No entanto, há uma preocupação crescente na população sobre os impactos dessas substâncias na saúde humana. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi abordar e discutir o tema sobre os aditivos alimentares, suas respectivas funções e aplicações, trazendo a importância do seu uso assim como os riscos do consumo exagerado na saúde humana. Para tal, realizou-se uma busca em quatro bases de dados, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, Research Gate e Biblioteca do Centro Universitário Unifavip | Wyden com publicações nacionais e internacionais, no período de 2008 a 2022, com os descritores “tecnologia dos alimentos”, “aditivos alimentares”, “aditivos químicos nos alimentos” e “efeitos adversos dos aditivos alimentares na saúde”. Apesar das controvérsias existentes, as pesquisas mostraram que o consumo exagerado, que se dá em grande parte com os alimentos processados, traz reações adversas à saúde, como hipersensibilidade, impactos na microbiota e doenças metabólicas, como diabetes e obesidade. É recomendável evitar o consumo excessivo de alimentos com aditivos além da necessidade de pesquisas adicionais sobre a toxicologia e os efeitos cumulativos na saúde, a fim de garantir a segurança alimentar da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.