Custo unitário básico: estudo de caso da sua veracidade como indicador monetário na construção civil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2023.001.0008Palavras-chave:
CUB, Veracidade, Padronização, Projeto ConstrutivoResumo
Este trabalho visa avaliar a veracidade do CUB (Custo Unitário Básico) como um indicador orçamentário na construção civil. O CUB é um indicador monetário criado para padronizar o mercado da construção, com base em um projeto executivo. Utilizando um projeto construtivo, elétrico, hidráulico, além de projeções 3D elaboradas por meio de AutoCad e Sketchup, foi elaborado um levantamento quantitativo dos recursos necessários para construção dessa obra e os orçamentos dos materiais. Com base nos custos estimados, a partir do CUB e os orçados, foi possível verificar a veracidade e viabilidade do uso dos valores CUB como um indicador monetário na construção civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.