Verificação dos métodos de detecção do 2,4,6 – Tricloroanisol (TCA): uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.002.0003%20Palavras-chave:
TCA, Rolhas de cortiça, Cromatografia gasosa, VinhosResumo
Os vinhos são bebidas alcóolicas populares na sociedade, tendo sabores característicos oriundos da terra ao qual a fruta foi cultivada, portanto tendo alto poder comercial, com ênfase na popularidade de exportações. A comercialização de vinhos, exige vedação adequada, para constância na qualidade do produto e a não contaminação das bebidas. Comumente, utiliza-se de rolhas de cortiça para a realização da vedação da bebida, contudo, determina-se a possibilidade de contaminação da rolha por parte do 2,4,6 – Tricloroanisol (TCA), composto responsável por minimizar aspectos sensoriais da bebida. Para a qualidade de vinícolas se faz necessário identificar de maneira com precisão a presença desse composto. O estudo em questão é uma revisão integrativa que propõe, avaliar os principais métodos utilizados para identificar TCA em rolhas de cortiça, pontuando os diferentes limites de detecção e quantificação de tais compostos. Fez-se possível avaliar 12 diferentes estudos, que aplicaram diferentes métodos, sendo eles, a cromatografia gasosa por detecção de elétrons e voltametria cíclica. A partir da análise, se fez possível evidenciar a viabilidade de aplicação do método de cromatografia gasosa com uso do detector de elétrons, contudo, sendo necessário adequar o preparo do analito afim de obter melhores resultados, enquanto que para o método de voltametria cíclica se faz necessário reduzir o tempo de identificação para atingir resultados com melhor aspecto de produção em indústrias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.