Caracterização do solo: ensaios de laboratório (granulometria, limites de Atterberg), Proctor e CBR
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.002.0001Palavras-chave:
Solo, Granulometria, CaracterizaçãoResumo
O solo é o revestimento mais superficial da côdea terrestre, é possível avistá-lo como aparato desprendido e macio que protege toda a exterioridade da terra, ele é integrado essencialmente por minerais e elementos orgânicos, sendo que, essa substância orgânica provém de animais e plantas em deterioração. Quando se sobreleva a caracterização dos solos compreende-se a definição de forma quantitativa das especificidades, que são utilizadas para estabelecer as associações de tensão, alteração e granulometria da superfície. Por sua vez, a granulometria do solo é a ordenação de seus elementos que o constituem, de caráter inorgânico ou mineral, em variedades de grandezas. A observação de granulometria é o teste substancial de laboratório, indispensável à designação de um determinado solo, através das esquematizações de especificações perfilhados na engenharia de solos. O presente estudo tem como objetivo realizar os ensaios de granulometria conjunta, limites de Atterberg e de compactação, e por meio deste, compreender a caracterização dos solos, avaliando-os de acordo com seus limites e analisar o comportamento de solo segundo os limites de Atterberg e ensaios Proctor e CBR. Esta pesquisa seguiu uma metodologia de observação do objeto de estudo, onde foram analisados os dados de maneira qualitativa. A utilização de ensaios para a caracterização dos solos é de grande relevância para a Engenharia Civil, visto que ao analisar as características do solo, compreende-se sua influência e estabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.