Utilização de bambu como elemento sustentável na arquitetura e construção civil: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0014Palavras-chave:
Construção sustentável, Bambu, Elemento estrutural, Elemento arquitetônicoResumo
Devido ao aumento populacional, a construção civil tem intensificado a exploração de recursos naturais, impactando de forma significativa o meio ambiente, surgindo, então, a necessidade de encontrar meios alternativos para a minimização dos impactos. Dentre as muitas técnicas e elementos construtivos sustentáveis que surgiram, destaca-se o uso do bambu, uma matéria renovável, não necessitando de replantio, é livre de corrosão ou ferrugem, tornando-se um elemento estrutural atraente. Frente ao exposto, a presente pesquisa objetivou realizar um levantamento de dados de modo a caracterizar a utilização do bambu como elemento sustentável para a arquitetura e construção civil, ressaltando seus benefícios através de pesquisas já publicadas que tratem da temática. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica. Encontrou-se diversas pesquisas que evidenciam a ampla utilização do bambu como elemento construtivo e arquitetônico, podendo ser utilizado em pilares, vigas, armação para vigas, lajes, pisos, paredes, telhados, telhas, e até mesmo mobílias, sendo o bambu um material de grande resistência à compressão e baixo peso, podendo substituir o aço em várias técnicas construtivas. Apesar disso, o material não é muito utilizando no Brasil, surgindo a necessidade de novas pesquisas e obras que ressaltem a importância do bambu para o futuro da construção sustentável. A arquitetura, por se tratar de uma área voltada para a construção de obras harmônicas, e com design atraente, pode e deve buscar utilizar o bambu como elemento construtivo. Conclui-se que a metodologia utilizada na presente pesquisa se mostrou satisfatória, permitindo considerar que o bambu é uma alternativa sustentável, viável e com um alto custo x benefício para diversas construções civis, podendo ser utilizada em uma ampla quantidade de elementos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.