Perfil socioprofissional dos engenheiros de segurança do trabalho do Estado de Santa Catarina, Brasil (2011-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.001.0005

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Segurança do trabalho, SESMT

Resumo

Identificar a demanda do mercado de trabalho por determinada qualificação, pode indicar novas e distintas frentes de atuação profissional. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo identificar o perfil social e profissional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (EST) habilitados no estado de Santa Catarina. Assim, foi analisada uma série histórica de 10 anos (2011-2020), obtida junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do estado de Santa Catarina. O perfil socioprofissional foi construído com base na formação acadêmica, sexo, faixa etária, origem do registro no órgão da categoria e a cidade de residência ocupacional no Estado. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que entre 2011 e 2020 foram realizados 2.926 registros. Quanto à formação acadêmica, 706 profissionais (24,13%) são formados em Engenharia Civil, 455 (15,56%) em Engenharia Ambiental, 336 (11,48%) em Engenharia Elétrica e 333 (11,38%) em Engenharia Mecânica. Houve a predominância do sexo masculino, contabilizando aproximadamente 95% entre os Engenheiros Mecânicos. A faixa etária oscila entre 23 e 82 anos, onde 81,72% dos profissionais apresentam menos de 50 anos. A maioria dos EST (47,35%) tem origem de habilitação no estado de Santa Catarina e estão localizados na capital, Florianópolis. O setor de segurança do trabalho catarinense, apresenta oportunidades em diversos segmentos das engenharias, além de absorver profissionais de outros estados brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon da Silva Teixeira, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente, Doutorando em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/ Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia Florestal pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Educamais (EaD). Foi Monitor Bolsista do Laboratório Multiusuário de Engenharia Florestal (LAMEF) - Setor de Anatomia e Morfologia Vegetal. Já participou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA/UEPA). Foi Estagiário na Xiloteca IAN do Laboratório de Botânica da Embrapa Amazônia Oriental. Tem experiência em Engenharia Florestal e Recursos Florestais com ênfase em: Anatomia e Identificação de Madeiras, Dendrocronologia e Propriedades Físicas da Madeira.

Cézar di Paula da Silva Pinheiro, Instituto Tecnológico Vale

Mestre na área de Ciências Ambientais pelo Programa de Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais do Instituto Tecnológico Vale (ITV, 2021). Engenheiro Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA, 2020). Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL, 2021). Especialista em Gestão Ambiental e em Ergonomia pela União Brasileira de Faculdades (UniBF, 2021).

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Engenharia Organizacional e do Trabalho

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)