Análise bibliométrica da produção científica no Brasil sobre problemas em orçamentos de obras públicas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0003Palavras-chave:
Construção Civil, Obra Pública, BIM, SINAPI, ProduçãoResumo
No cenário da construção civil no Brasil, em especial nas Obras Públicas, é muito comum, a frequente inexatidão apresentada em planilhas orçamentárias de utilizadas como referências no processo de licitação das obras. Diversas são as razões possíveis para que planilhas, contendo tais erros, impactem diretamente no orçamento previsto, que vão desde as especificações inadequadas na fase de projeto, quantificação errada, custos unitários incompatíveis com o mercado local, composições incompletas, etc. Devido a estes fatos este estudo tem como objetivo principal analisar a produção científica brasileira nos últimos dez anos a respeito de orçamentos para as Obras Públicas. A análise dos dados referentes à produção científica por meio da bibliometria pode demonstrar o quanto esses estudos contribuem para o setor público. Serão analisados os dados a partir de publicações encontradas na base do Google Acadêmico. Foram utilizados parâmetros para busca tais como “erros” “Planilha” “Obras Públicas e “BIM”. Os resultados obtidos permitiram demonstrar que ainda é tímido o desenvolvimento de estudos científicos voltados aos problemas relacionados a erros de planilhas orçamentárias direcionadas às Obras Públicas envolvendo o método BIM. Mas que vem crescendo nos últimos anos, sendo um indicador de um assunto com potencial a ser explorado em estudos futuros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.