Análise bibliométrica da produção científica no Brasil sobre problemas em orçamentos de obras públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0003

Palavras-chave:

Construção Civil, Obra Pública, BIM, SINAPI, Produção

Resumo

No cenário da construção civil no Brasil, em especial nas Obras Públicas, é muito comum, a frequente inexatidão apresentada em planilhas orçamentárias de utilizadas como referências no processo de licitação das obras. Diversas são as razões possíveis para que planilhas, contendo tais erros, impactem diretamente no orçamento previsto, que vão desde as especificações inadequadas na fase de projeto, quantificação errada, custos unitários incompatíveis com o mercado local, composições incompletas, etc. Devido a estes fatos este estudo tem como objetivo principal analisar a produção científica brasileira nos últimos dez anos a respeito de orçamentos para as Obras Públicas. A análise dos dados referentes à produção científica por meio da bibliometria pode demonstrar o quanto esses estudos contribuem para o setor público. Serão analisados os dados a partir de publicações encontradas na base do Google Acadêmico. Foram utilizados parâmetros para busca tais como “erros” “Planilha” “Obras Públicas e “BIM”. Os resultados obtidos permitiram demonstrar que ainda é tímido o desenvolvimento de estudos científicos voltados aos problemas relacionados a erros de planilhas orçamentárias direcionadas às Obras Públicas envolvendo o método BIM. Mas que vem crescendo nos últimos anos, sendo um indicador de um assunto com potencial a ser explorado em estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Barreto de Góes, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrado em Engenharia das Construções pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Arquiteto e Urbanista Formado pela Universidade de Itaúna (MG).Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Educamais/UNIMAIS. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes-UCAM.

Cintia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com Iniciação Científica na área de Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, resíduos sólidos, construção civil, elementos pré moldados de concreto e argamassas. Tem 4 anos de experiência na área de Engenharia Civil, gestão de projetos e contratos, orçamentista, gerência do setor comercial, liderança de equipes multidisciplinares, elaboração de orçamento e cronograma/planejamento de obras, laudos e propostas comerciais e técnicas. Responsável técnica junto ao CREA em obras de Construção civil e de infraestrutura rodoviária. Inglês Avançado.

Aldo César Andrade D'Angelo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto(2004). Atualmente é Técnico em Eletricidade da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.

Irce Fernandes Gomes Guimarães, Universidade Federal de Ouro Preto

Irce Fernandes Guimarães Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Otimização e Segurança de Sistemas pela Université de Technologie de Troyes. Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto . Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência como docente na graduação presencial, Pós-graduação e educação à distância. Leciona para o curso de Graduação em Engenharia de Produção e nos Programas de Pós-graduação da Engenharia de Produção e da Engenharia das Construções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Principais áreas de pesquisa e atuação são : dinâmica dos sistemas e otimização de processos, Sistemas industriais, Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle da Produção, Simulação, Sequenciamento de Máquinas, Capacidade de malha e análise de desperdícios, Gestão de projetos, Gestão de Projetos, Lean manufacturing, Qualidade e eficiência em serviços.

Downloads

Publicado

2021-10-02

Edição

Seção

Engenharia de Construção Civil