Estudo comparativo dos custos de implantação de três tipos sistemas de energia fotovoltaico na cidade de Porto Nacional - TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0011

Palavras-chave:

Energia, Fotovoltaica, Solar

Resumo

Sabe-se que o mundo está em um momento em que a sociedade está buscando cada vez mais se adequar aos meios de desenvolvimento sustentável como forma de preservar o meio ambiente e manter-se em equilíbrio para que não haja esgotamentos dos recursos energéticos presentes no mundo. Um desses meios é a energia solar ou fotovoltaica, que se baseia na conversão da energia que é radiada pelo sol em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, distribuídas em painéis que fazem parte do sistema de geração fotovoltaica. O presente trabalho tem como finalidade realizar um estudo comparativo do custo de implantação do sistema de energia solar com métodos de estruturas com rastreadores ativos, cronológicos e com sensores. Foi aferido os custos das implantações, além da identificação da eficiência de cada sistema juntamente com vantagens e desvantagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Pedreira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2004). Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento aplicado em planejamento urbano e rural. Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Engenharia Ambiental. Possui 16 anos de experiência na área de Sistema de Gestão Integrada, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, segurança do trabalho, e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Saneamento, Mineração e Indústrias. É professor do curso de Engenharia Civil, Agronomia e Arquitetura, Consultor do SESMT na FAPAC/ITPAC Porto Nacional. Realizou relatório técnico ambiental, inspeção, licenciamento ambiental e autorização ambiental na prefeitura de Anápolis GO. Trabalhou na Oréades Núcleo de Geoprocessamento, Cecrisa Revestimento Cerâmicos e Portinari com mineração, fábrica, licenciamento ambiental, resíduos sólidos e efluentes, recuperação e monitoramento de áreas degradadas, gestão de contratos, laudos técnicos. Implantou, realizou treinamentos de implantação e recertificação da ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, sendo auditor líder interno na Cecrisa revestimento cerâmicos e Odebrecht Ambiental ? Saneatins. Perito do Ministério do Trabalho. Desenvolveu trabalhos técnicos, artigos e orientou alunos de TCC com foco nos seguintes temas: segurança do trabalho, combate à incêndio, gestão de resíduos, efluentes, análises de produtos químicos, reutilização de resíduos, análise de água, energia solar, planos de ações emergenciais, projetos hidrológicos, projetos hidrossanitário e de saneamento. Possui CNH categoria B com disponibilidade para viagens e mudança.

Downloads

Publicado

2021-10-02

Edição

Seção

Engenharia da Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>