A contribuição do farmacêutico no tratamento farmacológico da depressão: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0009Palavras-chave:
Psicotrópicos, Sonolência, Depressão, FarmacologiaResumo
A atenção farmacêutica diz respeito à orientação adequada ao paciente, nos casos que envolvem depressão é importante compreender qual o principal aspecto será prejudicado pela doença, e nos casos em que a depressão ocorre através da pressão no ambiente de trabalho é importante compreender que os fármacos ministrados não podem causar uma extrema sonolência no paciente, pois, este precisará se readequar a sua rotina de trabalho fazendo uso da medicação. Analisar o tratamento farmacológico na depressão através dos antidepressivos e da contribuição do farmacêutico enquanto orientador para utilização medicamentosa. Revisão integrativa de literatura com suporte das seguintes bases de dados NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, no período de 2014 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com tema. Nos dez artigos analisados a depressão se apresenta enquanto uma doença que requer intervenção farmacológica de forma imediata, a promoção da saúde e da qualidade de vida em todos os âmbitos da vida, inclusive no trabalho, é necessária que o farmacêutico promova uma orientação clara e que garanta a segurança do paciente na utilização dos fármacos. Concluiu-se que o farmacêutico é o profissional capacitado para reforçar a orientação sobre a utilização dos psicotrópicos, bem como, analisar a evolução do paciente, e compreender as nuances da pressão no ambiente de trabalho é fundamental para orientação sobre os medicamentos que não causem uma extrema sonolência ao paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.