Aspectos técnicos da perícia contábil perante o Novo Código do Processo Civil

Autores/as

  • Alvani Bomfim de Sousa Júnior Faculdade UNINASSAU Aracaju http://orcid.org/0000-0002-8714-4175
  • Mario Lúcio do Espirito Santo Faculdade José Augusto Vieira
  • Dênio Menezes de Araújo Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2318-3039.2017.001.0001

Palabras clave:

Perícia Contábil, Código de Processo Civil, Contabilidade

Resumen

O presente artigo tem como objetivo central, debater de maneira conceitual sobre os principais aspectos técnicos da perícia contábil perante o disposto no Código de Processo Civil (CPC). Prioritariamente, privilegiou-se o referencial teórico que abordasse sobre o tema tratado, com o objetivo de construir o conhecimento necessário para as oportunidades que se apresentam ao profissional que atua (ou ainda irá atuar) nessa área, desde que desenvolvam as habilidades e competências indispensáveis para oportunizar as condições de empregabilidade, entendendo-se este termo como um fator que proporciona maior possibilidade de ingresso e manutenção de mercado de trabalho. A Perícia Contábil constitui em ferramenta utilizada para obter informações técnicas adicionais ou melhor qualidade, com a essencial características da imparcialidade, sobre questões de natureza contábil. Assim, com base no profissionalismo, a atuação do perito contador é de extrema importância, bem como suas condutas éticas, integridade e honestidade durante o processo de avaliação, são essenciais para cumprir a função de sua atuação profissional e auxiliar o juiz no conhecimento da verdade, cumprindo então os ditames do Novo Código do Processo Civil (CPC). Observa-se que o perito nesse campo exerce o papel social ético; sem sua participação não é possível orientar condutas empresariais e sociais corretas e nem amparar os direitos e deveres dos diferentes setores da sociedade (DINIZ, 2007). A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. De modo que foi possível concluir que, valendo-se de seus conhecimentos técnicos e especialidades nas ciências contábeis, o perito contador é nomeado a fim de avaliar questões patrimoniais de processos legais, a fim de oferecer ao magistrado o suporte necessário para sua tomada de decisão e sentença.

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Biografía del autor/a

Alvani Bomfim de Sousa Júnior, Faculdade UNINASSAU Aracaju

Mestrado em Administração pela Universidad Internacional Três Fronteiras/PY; Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica Dom Bosco-MS, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França-FSLF-SE; Pós-graduando em Estratégias Empresariais pela Universidades das Américas-UNIAMERICAS-CE; Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Negocio de Sergipe- FANESE; Tenho experiência na área Contábil, Departamento Pessoal e Fiscal. Fui professor (instrutor) do PROJOVEM, Cursos Educar e docente nas IES da Instituição Baiana de Ensino Superior Ltda - UNIDOM e Faculdade Integradas de Sergipe - FISE. Fui Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Integradas de Sergipe - FISE 2013 a 2014 e 2016. Atualmente sócio da Servcontab - Serviços de Contabilidade e Assessoria, onde trabalho com Auditoria e Perícia Contábil, Custos, Administração Financeira, Contabilidade Gerencial e Contabilidade na Prestação de Serviços e docente na IES Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB. Participo também como voluntário do Rotaract Club Aracaju-Norte, Sou Membro academista da Academia Sergipana de Ciências Contábeis - ASCC e Membro do Grupo de pesquisa: UFS/CNPq: Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças.

Mario Lúcio do Espirito Santo, Faculdade José Augusto Vieira

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Tiradentes (1997). Curso de Especialização (Lato Sensu) em Auditoria Contábil pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe-FANESE (Professor/Coordenador de Curso- 2001/2009); Faculdade José Augusto Vieira- FJAV (Professor/Coordenador de Curso -2010); Diretor da Controladoria Geral do Estado de Sergipe da Administração Direta e Indireta -CGE/SE (2011); Professor do Curso de Administração da Faculdade São Luis de França; Professor de pós-graduação Auditoria na Universidade Tiradentes-UNIT, professor pós-graduação em Contabilidade Gerencial na Faculdade Amadeus- FAMA . Membro da Academia Sergipana de Ciências Contábeis- Cátedra nº 10. Tem experiência na área Contábil, Auditor Independente, Perito Judicial Contábil- Cadastro Nacional de Perito Contador nº 1542. Membro Titular do Conselho Municipal de Contribuinte de Aracaju (2009/2011). Consultor/Instrutor do SEBRAE-SE para área de Gestão Financeira.

Dênio Menezes de Araújo, Universidade Tiradentes

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (1989), especialização em Auditoria Fiscal e Contábil pela UFRN, Pós graduado em Perícia Contábil pela Faculdade Visconde de Cairú-BA, consultoria em gestão empresarial pela UNB. Atuou como Coordenador Adjunto de Administração da Universidade Tiradentes em Aracaju até 01/2012. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, contabilidade social, mercado, contabilidade de custos e controladoria, bem como, na área financeira e análise de investimento. Participação em diversas atividades de orientação nos trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação, tanto em Administração como em Ciências Contábeis. Professor Universitário nas áreas de administração, Ciências Contábeis e Tecnológicos, desenvolve atividades de perícia e auditoria, bem como , consultoria financeira, contábil e operacional para micro e pequenas empresas, consultor e instrutor do SEBRAE. Ingressou no programa stricto sensu de Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia-UFBA foco da pesquisa em controladoria iniciado em 2010.2 não concluido. Em Instituição privada exerceu a função de Coordenador dos Cursos Tecnológicos e coordenador adjunto do curso de administração, assumindo a coordenação do curso de Ciências Contábeis em 04/2012 até 01/02/2016.Formação em educação empreendedora pela SEBRAE/Universidade Corporativa. Atuou como gestor e professor responsável pela implantação do projeto junto a SRF denominado NAF- Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Atualmente sócio diretor da Praxis auditoria, perícias e consultoria associados. Em desenvolvimento MBA em Auditoria Mídias Digitais e Direito Tributário. 

Publicado

2017-10-02