Percepção de alunos de escolas públicas sobre reciclagem: ferramentas de iniciação a educação ambiental

Autores

  • Robson da Silva Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Otavio Lopes de Souza Centro Universitário Augusto Motta

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0005

Palavras-chave:

Reciclagem de Papel, Educação Ambiental, Material Educativo, Escola Pública

Resumo

Este estudo pretende disseminar a educação ambiental nos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, buscando conscientizá-los sobre os aspectos ambientais em torno da coleta seletiva e do reaproveitamento desses materiais. Foi elaborado um material educativo como uma ferramenta de iniciação à educação ambiental constituído de uma cartilha sobre reciclagem de papel baseado nas informações dadas pelos próprios alunos e ainda, uma oficina de reciclagem onde os alunos podem vivenciar a experiência prática de reciclar materiais. No final desse estudo foi realizado um levantamento com o objetivo de analisar o grau de aceitação do treinamento e a possível replicação dos conhecimentos adquiridos. Os dados analisados evidenciaram que 100% dos alunos, gostaram de ter participado da oficina de reciclagem de papel e os mesmos acreditam ser possível reproduzi-la nas suas residências, utilizando o material de apoio fornecido. Desta forma, concluiu-se que o material proposto serviu para estimular os alunos das escolas públicas do Rio de Janeiro à prática da educação ambiental, formando multiplicadores para a consolidação do processo de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

ou graduado em Biblioteconomia pela UNIRIO e Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM. Possuo experiências em análise, organização, processamento e gestão da informação, principalmente em bibliotecas especializadas e universitárias. Atualmente sou bibliotecário-chefe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Física), atuando nos seguintes setores: Processamento Técnico e Serviço de Referência.

Rodrigo Otavio Lopes de Souza, Centro Universitário Augusto Motta

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2009). Atualmente é professor da pós-graduação no Centro Universitário Augusto Motta no programa de desenvolvimento local. Tem experiência na área de produção de Biodiesel e Aditivos, síntese orgânica e preparação de catalisadores. Principais linhas de pesquisa: sugar isomerization, heterogeneous catalysis, basic and acid catalysts, biofuels and additives production.

Downloads

Publicado

2015-04-09