Comércio internacional e mudanças climáticas: o papel da cadeia de avaliação da conformidade
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2011.001.0003Palavras-chave:
Barreiras Técnicas, Gases de Efeito Estufa, Esquemas de Emissões, Cadeia de Avaliação da ConformidadeResumo
As mudanças climáticas têm sido identificadas como um dos maiores desafios que a humanidade já se deparou há décadas. Um dos efeitos causadores das mudanças climáticas é a emissão de gases de efeito estufa. Em resposta a este efeito, foram desenvolvidas e implementadas várias iniciativas com o objetivo principal de limitar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, criando-se esquemas de emissões. Tais esquemas podem, contudo, servir como medidas protecionistas ao comércio internacional. Com a finalidade de garantir a efetividade das iniciativas limitantes das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, bem como a manutenção do livre comércio entre os países, torna-se imperioso garantir o reconhecimento mútuo dos esquemas nacionais relativos à verificação e validação dos inventários de emissões de gases de efeito estufa. Este artigo tem como objetivo apresentar uma possível forma de garantir este reconhecimento: a partir da cadeia de avaliação da conformidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.