Fabricação de tijolos maciços de solo-cimento com a incorporação de cinzas do bagaço de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0021Palavras-chave:
Tijolos ecológicos, Tijolos maciços, Solo-cimento, Subproduto, Cinzas do bagaço de cana-de-açúcarResumo
Este trabalho consiste no estudo das características e propriedades de tijolos solo-cimento, com incorporação das cinzas do bagaço de cana-de-açúcar em substituição parcial ao cimento Portland. As indústrias que optarem pela produção destes tijolos obterão produtos de menor custo, elevado desempenho e maior durabilidade. As cinzas são originárias da queima do bagaço de cana-de-açúcar em caldeiras para cogeração de energia de usinas sucroalcooleiras e por possuir características pozolânicas semelhantes ao cimento Portland podem ser utilizadas em materiais cimentícios. Foi utilizado solo do município de Palmeira dos Índios/AL, cimento CP II Z-32 RS e cinzas do bagaço de cana-de-açúcar do município de Rio Largo/AL, que foram analisadas através do ensaio de fluorescência de Raios X (FRX), para identificação dos elementos constituintes. Os tijolos foram submetidos ao ensaio de resistência à compressão, perda de massa por imersão e absorção de água. Foram estudadas as inclusões de teores de 2%, 4% e 6% de cinzas em substituição ao cimento, confeccionando 18 corpos de prova para cada formulação, incluindo a composição de referência, nas idades de 7 e 14 dias. Os resultados dos ensaios tecnológicos se mostraram viáveis, quando comparados com as normas regulamentadoras da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.