Rizicultura em Roraima e o gerenciamento dos resíduos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0019Palavras-chave:
Arroz irrigado, Cascas de arroz, Beneficiadoras, Briquete, Boa VistaResumo
O Brasil permanece se destacando mundialmente na produção de arroz em casca. No entanto, vale destacar que durante o processo de beneficiamento, ocorre a geração de alguns resíduos, dentre estes, a casca do arroz, que representa aproximadamente 20% do total do arroz em casca produzido. Portanto, o objetivo desse estudo é identificar a produção de arroz irrigado e a destinação dos resíduos provenientes do processo de beneficiamento de arroz em Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Por meio de uma metodologia qualiquantitativa, com visitas às beneficiadoras e pesquisa documental, foi possível realizar a atualização dos dados de produção e identificar a destinação da casca de arroz em três beneficiadoras situadas no município. Desse modo, observou-se que, em geral, as empresas incineram as cascas de arroz resultantes do processo de beneficiamento, utilizando como combustível para a etapa da secagem do arroz, além de venderem a terceiros para ser utilizado em trabalhos pastoris e o excedente é descartado no aterro sanitário. Sendo assim, faz-se necessário buscar outras destinações que sejam economicamente viáveis e ambientalmente saudáveis para o aproveitamento deste resíduo, os quais possuem um grande potencial no setor industrial, tornando o ciclo do arroz em Roraima menos poluente, efetivamente sustentável e ainda mais rentável, agregando um maior valor ao produto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.