Qualidade da água e correlação de parâmetros físico-químicos em drenagens urbana e rural de Formosa (GO)

Autores/as

  • Sandro Morais Pimenta Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Geraldo Rezende Boaventura Universidade de Brasilia
  • Tiago Godoi Ribeiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Alfredo Palau Peña Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0007

Palabras clave:

Qualidade da Água, Correlação, Analise Físico-Química

Resumen

A qualidade da água é determinada por parâmetros físico-químicos, com limites máximos e mínimos definidos em legislações. Entretanto não é suficiente para determinar um processo de impacto ambiental de origem natural ou antrópica, considerando a diversidade, pedológica, geológica, climática e socioeconômica de cada região. Diferentes análises dos parâmetros de qualidade, além dos valores máximos e mínimos permitidos pela legislação, devem ser consideradas para proporcionar a melhor interpretação das relações e a evolução de algum processo de impacto na qualidade da água. Nesta perspectiva este trabalho teve por objetivo realizar a determinação de 16 parâmetros físico-químicos em 12 pontos de amostragem espacializados no córrego Bandeirinha inserido em ambiente predominantemente rural e no córrego Josefa Gomes inserido no núcleo urbano do município de Formosa-GO, região do entorno de Brasília-DF. Esses parâmetros foram analisados durante o ciclo hidrológico e evidenciaram a variação da qualidade da água no ambiente rural e urbano. Para a interpretação dos resultados foi aplicada a correlação de Spearman, que auxiliou na identificação das relações entre os parâmetros físico-químicos, confirmando os resultados quanto à influência da urbanização e das atividades agropastoris. Os dados gerados auxiliam na identificação de fatores associados com a variabilidade da qualidade da água e áreas críticas para intervenção e podem ser utilizados para subsidiar a implementação de medidas de conservação, proteção e execução de políticas públicas de gestão ambiental do município, além de contribuir com a geração de dados acerca da qualidade da água superficial da região, que apresenta demanda de consumo crescente e constante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandro Morais Pimenta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorando em Geociências Aplicadas pela UnB. Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2008); Especialização em Gestão e Inovação Tecnológica na Construção pela Universidade Federal de Lavras (2006) e Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2004). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, qualidade da água, uso do solo, avaliação de impactos e passivos ambientais.

Geraldo Rezende Boaventura, Universidade de Brasilia

Professor titular Aposentado do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. Atualmente possui vinculo como Pesquisador Colaborador Senior nos programas de Pós-graduação em Geologia e Geociências Aplicadas do IG-UNB; Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de água,.elementos-traço, geoquímica, sedimentos e aguas superficiais.Graduação em Química pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1990), doutorado em Química Analítica e Ambiental pela Universidade de Brasília (1995) e estágio senior de pós-doutorado, no período de janeiro a junho de 2008, no LMTG (Laboratoire des Mécanismes et Tansferts em Géologie), atualmente GET (Geociences Environnement Toulouse - França), onde desenvolveu estudos sobre metodologias para determinação de isótopos de elementos de transição usando ICP/MS-Multicoletor. Lider do Grupo de Pesquisa "Geoquímica Ambiental" na UnB.

Tiago Godoi Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorando em Geociências Aplicadas pela UnB. Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013); Especialização em Gestão e Inovação Tecnológica na Construção pela Universidade Federal de Lavras (2006) e Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2004). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, qualidade ambiental, avaliação de impactos e passivos ambientais.

Alfredo Palau Peña, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995), graduação em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2000). Atualmente é consultor para squamata e anfpibios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, direção da Associação Brasileira para a Conservação das Tartarugas, diretor executivo - Ecoarqueologia Brasil Ltda ME, pesquisador - Ecoarqueologia Brasil Ltda ME, Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Curso de Arqueologia. Professor Convidado Faculdade União de Goyazes, do Curso Pós-Graduação: Biologia da Conservação com enfase em Gestão Ambiental, Subdelegado do Conselho Regional de Biologia 4ª Região.Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades, distribuição geográfica, cerrado, fauna terrestre e aquática, monitoramentos e levantamentos. Também nos temas Espeleologia com enfase em bioespeleologia, e Arqueologia com enfase em arte rupestre, zooarqueologia e pré-história brasileira.

Publicado

2015-04-09

Artículos más leídos del mismo autor/a