A cultura do consumismo: consciência e sustentabilidade como valores abstratos

Autores/as

  • Luciano Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica
  • Leonardo Nelmi Trevisan Pontifícia Universidade Católica
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0002

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade, Consumo Consciente

Resumen

O objetivo deste artigo foi refletir sobre o comportamento orientado para um consumo consciente e sustentável. Para tanto, utilizou-se uma abordagem interpretativista, interdisciplinar e sistêmica de forma que abrangesse questões relacionadas à economia, cultura, produção, entre outras. A discussão das ideias apresentadas neste trabalho partiu do pressuposto de que só se pode construir um consumo consciente se for entendido os fatores culturais relacionados ao comportamento do consumidor. No Brasil, a influência do consumo destaca um comportamento orientado pelo valor de bens e serviços, com parte das escolhas suprindo necessidades e desejos orientados por uma visão hedonista e inconsciente. Embora esta seja uma realidade compartilhada entre a maioria dos consumidores brasileiros, vale lembrar que a produção e o consumo geram externalidades negativas que, em algum momento, serão internalizadas. Assim, o consumo sustentável pode ser adotado de forma consciente ou por imposição das situações ambientais como no caso da água na região sudeste do Brasil em 2014.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica

Doutorado em administração em andamento na Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, Mestre em Administração, Comunicação e Educação na Universidade São Marcos, Especialista em Psicologia Organizacional, Especialista em Administração de Recursos Humanos e graduado em Administração de Empresas. Experiência em organizações nas atividades de avaliação de mercado, projeção de vendas, levantamento de novas oportunidades de negócios e treinamentos. Autor do livro "Revoluções Legais - a advocacia e a política brasileira" e outros trabalhos acadêmicos. Professor universitário das disciplinas de Teoria das Organizações, Marketing, Administração, entre outras.

Leonardo Nelmi Trevisan, Pontifícia Universidade Católica

É graduado em História (1976), mestre em História Econômica (1984) e doutor em Ciência Política (1993), todos pela Universidade de São Paulo. Obteve títulos de pós-doutor, na área de Economia do Trabalho, pela University of London (1997) e pela Warwick University (1998), ambos com bolsa da Fapesp. Como Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Economia e na Pós-Graduação em Administração, coordena o Grupo de Pesquisa Gestão de Carreiras e Transformação no Trabalho site: www.pucsp.br/carreiras É Editor Responsável da Revista de Carreiras e Pessoas, periódico científico integrante do sistema Quallis. É também professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e jornalista, desde 1976, em diferentes jornais e revistas, com experiência nas áreas de Mercado de Trabalho, Economia e Relações Internacionais.

Arnoldo José de Hoyos Guevara, Pontifícia Universidade Católica

Possui graduação em Engenharia Química e Matemáticas pela Universidade de Nuevo Leon - México (1961), tem mestrado em Engenharia Nuclear do PRNC na Universidade de Puerto Rico - USA (1965) , doutorado em Estatística - University of California - Berkekley USA (1970) , e fez pos-doutorado na Universidade de Oxford - UK ( 1985 ). É representante no Brasil da World Future Society (www.wfs.org), e do Projeto Milênio (www.millennium-project.org) rede internacional de pesquisadores que analisa prospectivamente o futuro em relação a 15 grandes desafios globais , e publica seu informe State of The Future (http://www.millennium-project.org/millennium/publications.html ) publicação que, nas palavras do Secretario Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon : ".. propociona invaluaveis insights sobre o futuro das Nações Unidas , seus Estados Membros , e a Sociedade Civil " . Fundador e diretor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP (www.nef.org.br) e da ONG educacional Gira Sonhos (www.girasonhos.org.br). É professor da pós-graduação em Administração da PUCSP. Áreas de Interesse atual: Métodos Quantitativos , Estudos do Futuro, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Conhecimento Valores e Consciência. Publicou em co-autoria o livro Da Sociedade do Conhecimento a Sociedade da Consciência pela Editora Saraiva; e outros sendo o mais recente Educação para a Era da Sustentabilidade. É responsável no Brasil pela organização dos International Conferences on Innovation and Managment ICIM ( www.pucsp.br/icim ) em colaboração com equipes de Universidades da China, Japão, Holanda, Finlândia e Malásia ; bem como editor responsavel pelo Journal on Innovation and Sustainability ( http://revistas.pucsp.br/risus). Coordenador da Catedra Ignacy Sachs de Desenvolvimento Sustentável da PUCSP e membro da diretoria e fundador da Rede Iberoamericana de Prospectiva - RIBER.

Publicado

2015-04-09