Gestão de custos ambientais: implementação do selo verde em postos de combustíveis

Autores/as

  • Glauce Vitor da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Georgiana Adalgiza Morais Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Larissa Bezerra Calado Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Igo Leite Soares Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Auris Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-7034-7654
  • Léo César Parente de Almeida Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Marco Aurélio Oliveira Santos Universidade Federal do Oeste do Pará http://orcid.org/0000-0003-3039-6264
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0001-7606-3006

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0035

Palabras clave:

Gestão Ambiental, Contabilidade Ambiental, Sustentabilidade, Responsabilidade Coorporativa, Visão de Futuro

Resumen

A presente pesquisa teve como objetivo identificar as variações nos custos dos postos de combustíveis após a implementação do projeto do selo verde, proposto pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN). Para contemplar esta finalidade, verificou-se as informações sobre investimentos realizados, para a adequação e obtenção da certificação, além da depreciação dos mesmos. Esta pesquisa configura-se como descritiva por observar, registrar, analisar e ordenar os fatos, sem manipulá-los, isto é, sem interferir neles. A investigação de campo transcorreu entre janeiro e março de 2016, nos postos de combustíveis da capital do Rio Grande do Norte, sendo a população formada pelo diretor ou gerente geral das empresas. Quanto à abordagem do problema, o percurso de pesquisa utilizado foi o método qualitativo, pelo fato de se tratar de uma sequência de atividades de investigação, a qual envolve a redução dos dados, a sua categoria, sua interpretação e a redação do relatório de acordo com o objeto de pesquisa da análise. Verificou-se que, apesar do valor em aquisições, ao qual variou entre R$200.000,00 e R$1.000.000,00, ser muito alto e do baixo retorno alcançado até a conclusão desta pesquisa, os respondentes acreditam que a médio e longo prazo haverá uma resposta positiva à certificação, uma vez que em suas interpretações e visões de oportunidade, o selo verde além de agregar valor mercadológico aos postos de combustíveis inseridos no processo, os estabelecimentos estarão preparados para enfrentar desafios futuros nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glauce Vitor da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharela em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Professora Efetiva (DE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração, Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia (N+ADESA). Membro do grupo de Pesquisa Observatório Criminal do Tapajós (OBCRIT). Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais (UEPA)

Georgiana Adalgiza Morais Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Contadora, com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. 

Larissa Bezerra Calado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Cursando Bacharelado em Gestão Ambiental, com ênfase em Ciências Naturais, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estagiaria no Laboratório Integrado de Análise Ambiental e Ecologia Aplicada (LABECO). As áreas de atuação envolvem estudos socioambientais em áreas protegidas, planejamento ambiental, ordenamento territorial, desenvolvimento sustentável, estudos com eólicas,comunidades tradicionais e contabilidade ambiental. Formada em, Técnico em Radiologia, bolsista pela pela Universidade Potiguar (UNP). As áreas de atuação envolvem estudo humano e animal.

Francisco Igo Leite Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás pela Universidade Potiguar (UnP-RN, 2013); Especialista em Gestão Empresarial pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ-RJ, 2010) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar (UnP-RN, 2010); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2006). Possui experiência em Coordenação Acadêmica, de Graduação e Pós Graduações no âmbito da Gestão e da Contabilidade. Atualmente é professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, onde paralelamente exerce a função de Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Possui experiência na elaboração de documentos institucionais e contribui com vários programas de pós graduação em outras IES, atuando em temas como Contabilidade Gerencial e de Custos, Administração Financeira, Análise das Demonstrações Contábeis, Planejamento Tributário, Contabilidade e Finanças Públicas, dentre outros.

Auris Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (RS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), com Especialização em Ciências Contábeis e Gestão Ambiental, ambas pela UERN. Contador. Professor do Curso de Ciências Contábeis da UERN, com atuação também em Administração e Gestão Ambiental. Desenvolve atividades como Perito Contábil e Auditor (FUNCITERN).

Léo César Parente de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010) e em Licenciatura Plena Em Matemática também pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Mestrado em Engenharia Elétrica, com área de concentração em Telecomunicações, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Professor de Matemática Aplicada da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, otimização, equações diferenciais, métodos numéricos, dispositivos baseados em estruturas periódicas de cristais fotônicos, dispositivos de fibras ópticas, semicondutores e dispositivos ópticos em fibras de cristais fotônicos, antenas, educação matemática e ensino de ciências.

Marco Aurélio Oliveira Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (PPGER/UFV). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Assistente na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), atuando no ensino, pesquisa e extensão no curso de graduação em Administração. Membro do Núcleo de Estudos em Administração Pública, Governo e Sociedade. Seus trabalhos científicos têm se concentrado nas seguintes áreas temáticas: Organização de Mercado, Marketing Estratégico, Cadeia Agroindustriais, Administração Pública, Governo e Sociedade.

Rosângela Queiroz Souza Valdevino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2008), especialização em Auditoria Contábil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010). Mestrado em administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2014). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade com ênfase em finanças pessoais e metodologia científica.

Publicado

2018-07-03