Trocas gasosas e qualidade de mudas de Enterolobium contortisiliquum (vell.) Morong sob doses de hidrogel em diferentes regimes hídricos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0003Palabras clave:
Recuperação De Áreas Degradadas, Tamboril, Déficit Hídrico, SemiáridoResumen
O presente trabalho objetivou avaliar o efeito de doses de hidrogel no desenvolvimento de Enterolobium contortisiliquum sob diferentes regimes hídricos. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na área experimental do Viveiro Florestal da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, no município de Patos-PB. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 3, sendo 02 (dois) regimes hídricos (80% e 40% da capacidade de campo do substrato) e 3 (três) doses de hidrogel (0, 1,5g e 3,0g), totalizando 6 (seis) tratamentos em 4 repetições e uma planta por parcela. O crescimento das plantas foi avaliado a cada 15 dias quanto ao número de folhas (unidade planta-1), diâmetro do colo (mm) e altura da planta (cm). Ao final do experimento foi avaliado o crescimento do sistema radicular, massa seca da parte aérea, massa seca do sistema radicular, teor relativo de água (TRA) e trocas gasosas. Os dados iniciais e finais de crescimento foram obtidos e submetidos à análise de variância para detectar possíveis efeitos dos tratamentos sobre as variáveis analisadas utilizando-se o programa SISVAR. O regime hídrico de 40% não alcançou o nível de déficit suficiente para proporciona estresse hídrico as mudas de tamboril. A incorporação do hidrogel no substrato em diferentes regimes hídricos não influencia no crescimento, desenvolvimento e qualidade das mudas de tamboril. O tamboril é uma espécie de rápido desenvolvimento mesmo sob condições limitadas de água.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.