Social housing and master plan for territorial planning of Teresina, Piauí: an attempt to align with new urban agenda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.001.0030

Keywords:

Social housing, PDOT, New urban agenda, Teresina

Abstract

The Minha Casa Minha Vida Program financed social housing (HIS) throughout the national territory without establishing location standards that would promote integration between the new complexes and the consolidated urban fabric, affecting access to employment, transportation, social interaction for residents, as well as the appropriation of housing units. As it is a program of great capillarity in the national territory, being present in large, medium and small cities, it is important to highlight the consequences of its implementation in different contexts, and its relationship with local urban policy. In December 2019, the city of Teresina, capital of Piauí, approved the Master Plan for Territorial Planning, PDOT, using the Transit Oriented Development (TOD) methodology, having among the objectives to control the the urban sprawl and territorially include communities low income, the result of an alignment with the New Urban Agenda, and the global Agenda 2030, to which Brazil is a signatory. This article identifies and discusses proposed strategies for HIS development and resilience. Therefore, through GIS, the PMCMV tier 1 projects implemented in the city were mapped, as well as the main structuring elements mentioned by the plan. The results demonstrate the absence of short-term strategies for development and resilience in peripheral neighborhoods, in addition to a series of difficulties in meeting SDG 11, which deals with making cities and human settlements inclusive, safe, resilient and sustainable.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jose Hamilton Lopes Leal Junior, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (DDMA/UFPI), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente desenvolve pesquisa na área de morfologia, desenho urbano e habitação social. Ministrou aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Piauí (2017-2019), e no Centro Universitário Uninovafapi (2014?2018), lecionando disciplinas de projeto arquitetônico e planejamento urbano. Atualmente é membro da Comissão de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança da Prefeitura Municipal de Teresina, estando lotado na Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul como analista de projetos.

Cristiana de Sousa Leite, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Automação em Processos Industriais pela UFPI, MBA em Projeto, Execução e Controle de Engenharia Elétrica pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente, é engenheira eletricista da Universidade Federal do Piauí, onde atua, entre outras atividades, com gestão de serviços de fornecimento de energia elétrica e manutenção de redes elétricas; e é membro da Comissão Interna de Conservação de Energia - CICE/UFPI. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, tendo atuado com Gestão de Contratos, Faturamento de Energia, Estudos de Expansão de Redes de Distribuição, Estudos de Eficiência Energética, Docência e fiscalização e execução de projetos. 

Wilza Gomes Reis Lopes, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), Especialização em Urbanismo (1985) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado em Arquitetura, pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (1998) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2002), na área de concentração Construções Rurais e Ambiência, com ênfase em materiais alternativos de construção. É professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ligada ao Departamento de Construção Civil e Arquitetura, Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Piauí (DCCA/CT/UFPI). É bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2010. É coordenadora do Laboratório Urbano da Paisagem (LUPA), núcleo de pesquisa, em que são desenvolvidos estudos sobre ambiente urbano, espaços livres, rios urbanos, patrimônio cultural da cidade, saúde e qualidade de vida urbana. É orientadora e professora do Mestrado e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). É líder do Grupo de Pesquisa, intitulado ?Ambiente Construído?, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. É membro da Rede Iberoamericana Proterra e da Rede TerraBrasil, desenvolvendo pesquisas sobre Arquitetura e Construção com Terra. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Karenina Cardoso Matos, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Mestrado em Urbanismo - Universidad Politécnica da Catalunya (2010), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Piauí. É coordenadora do Laboratório Urbano da Paisagem - LUPA, núcleo de pesquisa que desenvolve estudos sobre espaços livres, rios urbanos e patrimônio cultural da cidade.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo e projetos urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, rios urbanos, espaço livre e público e dinâmica cultural da paisagem ribeirinha. Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI (2006/2008 e 2018/2020). É líder dos grupos de pesquisa do CNPq Rios Urbanos (UFPI) e Parques Urbanos (UFPI). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Comissão Organizadora do V Prêmio Rosa Kliass (2020, 2021 e 2022) e membro da Comissão Julgadora do IV e V Prêmio Rosa Kliass - Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem (2020 e 2021). Conselheira Estadual do CAU-PI (2021-atual).

Published

2022-07-02