Estudo sobre práticas de evidenciação voluntária e recursos ambientais adotadas pelas empresas do setor de bens industriais listadas na BM&F BOVESPA participantes do índice Brasil amplo 2013

Autores

  • Jaine Leticia Biondo Instituto Federal de Educação
  • Leandro Lumbiere Instituto Federal de Educação
  • Tânia Craco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0015

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Índice Brasil Amplo, Evidenciação de Informações Voluntárias.

Resumo

O processo de globalização da economia tem gerado novas preocupações e objetivos para as organizações. Cada vez mais a sociedade vem se preocupando com questões que envolvem a maneira com que as empresas utilizam os recursos naturais e como elas vêm associando a Gestão Ambiental às suas estratégias de negócio. Com isso o presente trabalho teve como objetivo, identificar o que as empresas do setor de bens industriais , listadas no Índice Brasil Amplo 2013 da BM&F BOVESPA evidenciam sobre gestão ambiental em seus relatórios anuais de administração. Foram coletados através dos Websites dessas empresas, os relatórios anuais de administração, onde foi feita uma análise de conteúdo. Através dessa análise foram observados 29 indicadores, subdivididos em 5 subtemas e estes por sua vez, organizados e ranqueados por frequência de apontamentos. Assim, foi possível encontrar um padrão de evidenciação entre as empresas através dos indicadores mais citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaine Leticia Biondo, Instituto Federal de Educação

Possui ensino-medio-segundo-graupela CPM do Colégio Estadual Farroupilha(2010). 

Graduada em Processos Gerenciais.

Leandro Lumbiere, Instituto Federal de Educação

Metre em Ciencias Contabeis Unisinos

Tânia Craco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração da Universidade de Caxias do Sul e da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS - Associação, Brasil (2017). Mestre em Administração de Empresas, Universidade de Caxias do Sul, Brasil (2012). MBA em Logística Empresarial, Universidade de Caxias do Sul , Brasil (2010). Pós Graduação em Gestão Integrada de Processos e Serviços: Qualidade, Produtividade e Recursos Humanos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2000). Graduação em Licenciatura Plena em Administração - IFRS (2014). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Caxias do Sul, Brasil (1997). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Seus principais interesses de pesquisa são: inovação, gestão do conhecimento e Logística.

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS e pela Universidade de Caxias do Sul - Associação (2017) . Mestre em Administração de Empresas, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. MBA em Logística Empresarial, Universidade de Caxias do Sul , Brasil. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Caxias do Sul , Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em finanças e Logística.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)