Estudo sobre práticas de evidenciação voluntária e recursos ambientais adotadas pelas empresas do setor de bens industriais listadas na BM&F BOVESPA participantes do índice Brasil amplo 2013
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0015Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Ãndice Brasil Amplo, Evidenciação de Informações Voluntárias.Resumo
O processo de globalização da economia tem gerado novas preocupações e objetivos para as organizações. Cada vez mais a sociedade vem se preocupando com questões que envolvem a maneira com que as empresas utilizam os recursos naturais e como elas vêm associando a Gestão Ambiental às suas estratégias de negócio. Com isso o presente trabalho teve como objetivo, identificar o que as empresas do setor de bens industriais , listadas no Índice Brasil Amplo 2013 da BM&F BOVESPA evidenciam sobre gestão ambiental em seus relatórios anuais de administração. Foram coletados através dos Websites dessas empresas, os relatórios anuais de administração, onde foi feita uma análise de conteúdo. Através dessa análise foram observados 29 indicadores, subdivididos em 5 subtemas e estes por sua vez, organizados e ranqueados por frequência de apontamentos. Assim, foi possível encontrar um padrão de evidenciação entre as empresas através dos indicadores mais citados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.