Análise de sustentabilidade: Índice De Sustentabilidade Empresarial Bovespa e carteiras 2013, 2014 e 2015

Autores

  • Alessandra dos Santos Welter Universidade de Caxias do Sul
  • Rejane Remussi Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Ólea Universitat Politècnica de Catalunya
  • Alice Munz Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de Caxias do Sul
  • Tânia Craco Instituto Federal de Administração RS
  • Flávia Gubert Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0025

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Sustentabilidade Empresarial, Índices

Resumo

O tema sustentabilidade nos últimos anos, vem sendo considerado assunto pertinente e presente na sociedade, devido ao impacto que o mesmo resulta no nosso cotidiano, diante do agravamento dos problemas ambientais ocorridos e do uso indiscriminado dos recursos naturais existentes, assiste-se à emergência de um novo tipo de postura dos indivíduos, a qual pondera os impactos de seu padrão de consumo na natureza. Assim sendo, o objetivo do estudo é mostrar a evolução do tema meio ambiente, sustentabilidade e a evolução da Bovespa e parceiros na inserção do tema junto as empresas envolvidas na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial Bovespa (ISE). O método de pesquisa foi de abordagem quantitativa, com finalidade exploratória e descritiva, por meio de pesquisa documental. Evidenciou-se que as empresas estão construindo seus pilares na área da sustentabilidade, por ser um tema amplo compreende-se que os modelos já existentes servem como norteadores das empresas que possuem o mesmo segmento. A gestão ambiental é um assunto de interesse geral das nações, por essa razão demonstra-se a importância da elaboração de práticas eficazes por parte das empresas, assim como a divulgação das mesmas para que sirvam como fonte de informações na tomada de decisões por parte dos diversos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra dos Santos Welter, Universidade de Caxias do Sul

Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. MBA em Logística Empresarial, Graduação em Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2007) e Graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (1996). Atualmente trabalha como Analista de Mercado no Setor de Relações com o Mercado da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Rejane Remussi, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Administração

Pelayo Munhoz Ólea, Universitat Politècnica de Catalunya

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Alice Munz Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017). Graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário de Vacaria (2013). Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Administração (GPMA).

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS e pela Universidade de Caxias do Sul - Associação (2017) . Mestre em Administração de Empresas, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. MBA em Logística Empresarial, Universidade de Caxias do Sul , Brasil. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Caxias do Sul , Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em finanças e Logística

Tânia Craco, Instituto Federal de Administração RS

Doutora em Administração da Universidade de Caxias do Sul e da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS - Associação, Brasil (2017). Mestre em Administração de Empresas, Universidade de Caxias do Sul, Brasil (2012). MBA em Logística Empresarial, Universidade de Caxias do Sul , Brasil (2010). Pós Graduação em Gestão Integrada de Processos e Serviços: Qualidade, Produtividade e Recursos Humanos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2000). Graduação em Licenciatura Plena em Administração - IFRS (2014). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Caxias do Sul, Brasil (1997). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Seus principais interesses de pesquisa são: inovação, gestão do conhecimento e Logística.

Flávia Gubert, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração no PPGA- Programa de Pós-Graduação em Administração -Universidade de Caxias do Sul- RS. Possui graduação em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNIFACVEST (2007). Detém conhecimento e experiência docente nas áreas de Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Marketing, Marketing Pessoal, Empreendedorismo e Negociação. Atualmente é bolsista voluntária pela Universidade de Caxias do Sul. Pesquisa e estuda a Logística Reversa. Áreas de Pesquisas: Estratégia e Operações. Docente no Instituto Federal na área da Logística.

Downloads

Publicado

2017-01-11