Qualidade da água e correlação de parâmetros físico-químicos em drenagens urbana e rural de Formosa (GO)
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0007Palavras-chave:
Qualidade da Ãgua, Correlação, Analise Físico-QuímicaResumo
A qualidade da água é determinada por parâmetros físico-químicos, com limites máximos e mínimos definidos em legislações. Entretanto não é suficiente para determinar um processo de impacto ambiental de origem natural ou antrópica, considerando a diversidade, pedológica, geológica, climática e socioeconômica de cada região. Diferentes análises dos parâmetros de qualidade, além dos valores máximos e mínimos permitidos pela legislação, devem ser consideradas para proporcionar a melhor interpretação das relações e a evolução de algum processo de impacto na qualidade da água. Nesta perspectiva este trabalho teve por objetivo realizar a determinação de 16 parâmetros físico-químicos em 12 pontos de amostragem espacializados no córrego Bandeirinha inserido em ambiente predominantemente rural e no córrego Josefa Gomes inserido no núcleo urbano do município de Formosa-GO, região do entorno de Brasília-DF. Esses parâmetros foram analisados durante o ciclo hidrológico e evidenciaram a variação da qualidade da água no ambiente rural e urbano. Para a interpretação dos resultados foi aplicada a correlação de Spearman, que auxiliou na identificação das relações entre os parâmetros físico-químicos, confirmando os resultados quanto à influência da urbanização e das atividades agropastoris. Os dados gerados auxiliam na identificação de fatores associados com a variabilidade da qualidade da água e áreas críticas para intervenção e podem ser utilizados para subsidiar a implementação de medidas de conservação, proteção e execução de políticas públicas de gestão ambiental do município, além de contribuir com a geração de dados acerca da qualidade da água superficial da região, que apresenta demanda de consumo crescente e constante.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.