A cultura do consumismo: consciência e sustentabilidade como valores abstratos
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0002Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade, Consumo ConscienteResumo
O objetivo deste artigo foi refletir sobre o comportamento orientado para um consumo consciente e sustentável. Para tanto, utilizou-se uma abordagem interpretativista, interdisciplinar e sistêmica de forma que abrangesse questões relacionadas à economia, cultura, produção, entre outras. A discussão das ideias apresentadas neste trabalho partiu do pressuposto de que só se pode construir um consumo consciente se for entendido os fatores culturais relacionados ao comportamento do consumidor. No Brasil, a influência do consumo destaca um comportamento orientado pelo valor de bens e serviços, com parte das escolhas suprindo necessidades e desejos orientados por uma visão hedonista e inconsciente. Embora esta seja uma realidade compartilhada entre a maioria dos consumidores brasileiros, vale lembrar que a produção e o consumo geram externalidades negativas que, em algum momento, serão internalizadas. Assim, o consumo sustentável pode ser adotado de forma consciente ou por imposição das situações ambientais como no caso da água na região sudeste do Brasil em 2014.Downloads
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