Energia e sustentabilidade no século XXI: o caso do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2012.001.0004Palavras-chave:
Sustentabilidade, Política Energética, PetróleoResumo
Este trabalho enfatiza que a política energética brasileira nas primeiras décadas do século XXI direcionada de forma excessiva no petróleo é um equívoco em função de estarmos numa transição de paradigmas a nível energético-ambiental sobre a base produtiva e centrados na sociedade global para a construção de uma matriz energética sustentável. É necessário priorizar e implementar a gestão estratégica da matriz energética, buscando sua diversificação e fazendo crescer, de forma significativa, a participação das fontes energéticas renováveis com os energéticos diretores do novo paradigma. De modo gradual, deve-se atender às necessidades e à realidade de cada contexto regional, e também nacional, levando em consideração a base energética, o universo de recursos naturais, a estrutura produtiva, o potencial tecnológico disponível e as necessidades de crescimento e desenvolvimento econômico.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.