Efeito larvicida de Prosopis juliflora sobre Aedes aegypti (Diptera: Culicidae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0038

Palavras-chave:

Algaroba, Inseticida botânico, Dengue, Metabólitos secundários

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito larvicida de extratos aquosos de Prosopis juliflora sobre A. aegypti. Armadilhas de oviposição (ovitramps) foram utilizadas para a obtenção dos ovos do inseto. O teste foi realizado no Laboratório de Entomologia Agrícola da Universidade Federal do Cariri, Crato, Ceará, Brasil, com temperatura, umidade e fotofase controladas, utilizando larvas de 3º ínstar. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) com cinco doses (10, 20, 30, 40 e 50 g L-1) do extrato aquoso mais dois tratamentos controle (piriproxifeno 0,01g L-1 e água destilada). Os tratamentos foram avaliados após 24, 48, 72, 96, 120, 144 e 168 h de exposição das larvas, sendo considerados mortos aqueles que não reagiram ao estímulo mecânico de uma pinça. As doses de 40 e 50 g L-1 de P. juliflora são eficazes na mortalidade de larvas de A. aegypti após 48 h de exposição, com maior eficiência (100% mortalidade) após 120 h. As menores doses (10 e 20 g L-1) apresentam baixa eficiência de mortalidade, enquanto a dose de 30 g L-1 causa mortalidade satisfatória após 148 h de exposição. O extrato aquoso das folhas de P. Juliflora (nas doses de 40 e 50 g L-1) é eficaz no controle de A. aegypti.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Roberto de Azevedo, Universidade Federal do Cariri

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1987.2-1992.1). Começou a sua vida profissional como Administrador de fazenda da Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (1993). Possui mestrado em Fitossanidade/Entomologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994-1996). Foi estagiário e colaborador de pesquisas na Embrapa Algodão (1997). Possui Doutorado em Fitotecnia/Entomologia pela Universidade Federal do Ceará (1998-2001). Foi especialista em Manejo de Pragas pela Secretaria de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará (2002). Supervisor de pesquisas em Entomologia pela multinacional Del Monte Fresh Produce Brasil Ltda (2003). Pesquisador bolsista DCR da Embrapa Agroindústria Tropical (2004-2005). Professor da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri (2006-2013). Coordenador do Curso de Agronomia da UFC/UFCA (2006-2013). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Cariri (UFCA) (2013 - atual),onde leciona as disciplinas obrigatórias de Entomologia Geral e Entomologia Agrícola, além das optativas Acarologia Agrícola e Manejo Integrado de pragas. Foi Diretor do sindicato dos docentes das universidades federais do Estado do Ceará (ADUFC)(2015 - 2017). Foi Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA (2016 - 2021), onde leciona as disciplinas de Agroecologia e Agricultura Familiar. Membro do corpo docente do mestrado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFCA (2019 - atual), onde leciona a disciplina Avanços na Entomologia Médica. Tem experiências nas áreas de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando nas áreas de controle biológico de pragas, uso de produtos alternativos e inseticidas botânicos para o controle de pragas, Manejo Agroecológico e Manejo Integrado de Pragas. Realiza levantamentos faunísticos de insetos bioindicadores da qualidade ambiental de ecossistemas. Atua também na Entomologia Médica na área de controle vetorial de insetos de importância médica como o Aedes aegypti e os triatomídeos, além de insetos de importância médica. 

Gabriel dos Santos de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra(2012). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia.

Eridiane da Silva Moura, Universidade Federal do Cariri

Eridiane da Silva Moura: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2013), Mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, UFV (2015) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, UFV (2019), onde participou de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo de pesquisa, Qualidade de Produtos Agrícolas, coordenados pela Profª Lêda Rita D’Antonino Faroni. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia, Entomologia Agrícola, Acarologia, Manejo agroecológico, Pré-Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Manejo agroecológico de pragas, Pragas da goiabeira, Caracterização de Entomofauna de áreas de preservação ambiental, qualidade de grãos e subprodutos armazenados e alternativas para o controle de insetos-praga de grãos armazenados. 

Amanda Barbosa da Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Química pela Universidade Federal Rural do Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, com experiência na área de Química Orgânica, Fitoquímica e Microbiologia (micologia).

Renato Augusto da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Química Bacharelado (2005), Mestrado em Química (2007) e Doutorado em Química (2011) pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou estágio doutoral (2012-2014) por meio do PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) onde desenvolveu pesquisas ligadas à descoberta e estudo de novos alvos terapêuticos com potencial farmacêutico na Univerdidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, e coordenador do curso de Licenciatura Plena em Química. Tem experiência em Química com ênfase em Química Orgânica atuando principalmente na área de novas metodologias sintéticas de aminação redutiva promovida por metais e por método eletroquímico, síntese e caraterização de polianilinas N-alquiladas, modificação estrutural de flavonoides e preparação de defensivos agrícolas naturais de baixo custo . 

Toshik Iarley da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Cariri (2016) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2018-atual). Professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão. Atua em pesquisas relacionadas ao estresse abiótico e fitormônios em plantas cultivadas, fisiologia pós-colheita e do florescimento e reguladores da síntese de giberelina em plantas ornamentais. É revisor ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. 

Francisco de Oliveira Mesquita, Instituto Nacional do Semiárido

Pós-Doutorado Pela Universidade Federal do Cariri-UFCA/2019. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA em 2016. Possui Mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Tem técnico em Agropecuária pela UEPB - Escola Agrotécnica do Cajueiro (2003). Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do solo; salinização, sodificação, sistema de produção de mudas, Relação Água - Solo - Planta, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, salinidade, insumos naturais, culturas exóticas (Nim e Noni), frutíferas, tais como culturas tropicais tipo passiflora edullis, Carica papaya e Olerícolas Licopersicon pimpinellifolium, hortícolas, etc. Atua na área de Manejo de Solo e Água - área de concentração, também, na aréa de reuso de águas em regiões semiáridas, nas linhas de pesquisas: IMPACTOS AMBIENTAIS PELO USO DO SOLO E DA ÁGUA. Foi professor Substituto das Disciplinas, Estatística e Cálculo I, do Campus Pau dos Ferros - RN. Atualmente é pesquisador, revisor e escritor de livros, capítulos de livros e artigos científico de periódicos nacionais e internacionais, tais como: Brazilian Journal of Irrigation And Drainage - Botucatu/SP; Pesquisa Agropecuária Tropical - Goias; Revista DYNA - Universidad Nacional de Colombia; Revista Ceres - Viçosa/MG. Revisor e Leitor da Revista Internacional - Journal of Agricultural Science - CANADÁ; Revisor sênior da EMBRAPA, Petrolina, PE. Revista Caatinga - Mossoró-RN. Revista verde de agroecologia e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)